Governo traça estratégias de humanização dos serviços do SUS

As atividades proporcionam momentos de reflexão sobre o atendimento oferecido aos usuários (Foto: Assessoria SEPMulheres)
As atividades proporcionam momentos de reflexão sobre o atendimento oferecido aos usuários (Foto: Assessoria SEPMulheres)

A titular da Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres), Concita Maia, reuniu-se nesta quinta-feira, 3, em seu gabinete, com a diretora da Secretaria Adjunta de Humanização, Elineide Meireles, e técnicos da equipe, com o intuito de traçar estratégias para fortalecer os princípios da gestão humanizada no Hospital da Mulher e da Criança do Vale do Juruá.

A proposta consiste em oferecer atividades que proporcionem prazer físico e mental aos servidores da maternidade, em Cruzeiro do Sul. Entre as ações previstas, estão as realizações de palestras motivacionais, ginástica laboral, oficinas de sensibilização e continuação das terapias complementares – com técnicas de automassagem e massagem shantala, ministradas pelo massoterapeuta Bento Marques, por meio da Divisão de Práticas Complementares da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).

O Ministério da Saúde (MS) estimula, desde 2006, por meio de decreto, a entrada das terapias complementares ou alternativas dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). “Essa ação leva o servidor a refletir sobre si e seu trabalho. Ao proporcionamos prazer pessoal aos profissionais da saúde, automaticamente estaremos beneficiando as usuárias dos serviços”, destacou Meireles.

“Receber um atendimento humanizado é direito de todos, por isso estamos trabalhando, de maneira transversal, para assegurar que as mulheres em trabalho de parto e as crianças do Vale do Juruá sejam contempladas com um serviço especializado. O legal é que, ao posso que beneficiamos as usuárias do SUS, beneficiamos também os nossos servidores da saúde”, enfatizou Concita Maia.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter