Governo trabalha para substituir aparelhos de apoio da Ponte Metálica em Rio Branco

O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre) e a empresa Procec, tem trabalhado nesta terça-feira, 7, na execução da obra de reforço estrutural e elevação da Ponte Metálica Juscelino Kubitschek sobre o Rio Acre, no Centro de Rio Branco.

Governo tem avançado com obra de manutenção da Ponte Metálica Juscelino Kubitschek em Rio Branco. Foto: Egídio Roque/Deracre

Um total de 15 trabalhadores da empresa contratada atuam para garantir a troca dos aparelhos de apoio, alinhamento do tabuleiro da ponte e montagem de andaimes nos pilares da estrutura.

Para suspender a estrutura, a empresa conta com 10 macacos hidráulicos que têm capacidade de suportar 120 toneladas cada um. Além disso, estão sendo feitos reparos nas juntas de dilatação e serão substituídos os apoios que transferem o peso do tabuleiro da ponte aos pilares, que são componentes instalados para garantir sustentação da estrutura.

Os novos apoios vão ser feitos de neoprene, uma espécie de borracha impermeável e durável.

Andaimes têm sido montados para continuidade dos serviços. Foto: Ascom/Deracre

O presidente do Deracre, Sócrates Guimarães, explicou que um dos apoios de ferro que amortecem o peso do tabuleiro da ponte se movimentou ocorrendo o esmagamento dos demais e dessa forma há a necessidade de serem substituídos por peças de amortecimento de neoprene.

Governador Gladson Cameli inspecionou trabalho da equipe de funcionários da empresa. Foto: Egídio Roque/Deracre

“Estamos trabalhando com toda atenção e cuidado. Os funcionários da empresa trabalham embaixo da ponte que em breve será levantada, onde será feita a substituição das peças dos apoios que ficam entre o tabuleiro da ponte e o pilar, que são aqueles que ficam entre o pilar e a ponte, de aproximadamente 20 centímetros. Eles têm 50 anos e são de ferro, foram danificados pelo tempo, pela erosão”, afirmou.

Popularmente conhecida como Ponte Metálica, a estrutura foi construída há mais de meio século. Serão investidos mais de R$ 2,6 milhões de recursos próprios do Estado e o prazo máximo de conclusão é para fevereiro de 2024.

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