Governo trabalha para garantir abastecimento de água em período de estiagem

Em tempos de alta temperatura, pouca umidade e mananciais em níveis baixos, o governo do Acre, por meio do Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa), reforça o cuidado para garantir o abastecimento de água em Rio Branco, mesmo no período de estiagem.

Nesta sexta-feira, 20, mesmo com o nível do Rio Acre abaixo do ideal, em 1,42 m, nas duas unidades de produção da capital (ETA I e ETA II), o volume de água tratada se mantém próximo de 1.600 litros por segundo, quantidade máxima que as ETAs do Depasa, na capital, conseguem tratar.

Manutenções preventivas garantem abastecimento de água de Rio Branco, mesmo no período de estiagem Foto: Cedida

O resultado é fruto de um trabalho diário das equipes, que vem sendo intensificado desde o início do ano. “Na ETA II, implantamos mais um flutuante. Hoje temos lá três flutuantes para fazer a captação. Na ETA I, colocamos dois flutuantes, deixamos a bomba da torre como reserva, então hoje trabalhamos com tranquilidade, mantendo a vazão da ETA I em 590 litros e a ETA II na faixa de 960, operando com capacidade total”, explicou o diretor de Operações do Depasa, Alan Ferraz.

Intervenções para melhorar a distribuição

Com a captação estável, o foco do trabalho agora é para garantir que a água tratada chegue a todos os usuários do Depasa. Com esse objetivo, esta semana foi realizada uma parada programada para instalação de uma bomba de maior potência para reforçar o abastecimento na parte alta da cidade.

“Fizemos a substituição de um conjunto motobomba para aumentar o volume de água que o Reservatório Placas manda para o Reservatório Bem-te-vi e com isso fazer um abastecimento mais eficiente na regional do Bem-te-vi, garantindo que a água chegue mesmo aos locais onde antes havia dificuldade”,  informou Alan Ferraz.

Ainda para melhorar a distribuição de água da capital, no outro lado da cidade e no Segundo Distrito, mais uma bomba está sendo instalada nesta sexta-feira.

A diretora-presidente do Depasa, Waleska Bezerra, enfatizou o compromisso da gestão Gladson Cameli em atender bem a população: “Água é vida. E nosso trabalho diário é garantir que esse serviço essencial chegue com qualidade a todos os usuários do Depasa”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter