Governo supera meta e certifica mais de 900 empreendedores no estado

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Empreendedorismo e Turismo (Seet) capacitou 915 empreendedores em 16 municípios do Acre com o curso “Desenvolvendo a Gestão de Empreendimentos Econômicos e Solidários”, superando a meta que era de 850, realizando 108% do percentual programado no convênio.

O Instituto Iaperon Educação e Desenvolvimento Eireli de Rondônia, com representação no Acre, foi o responsável pela contratação de empresa para oferecer cursos a micro e pequenos empreendedores e a pessoas ligadas a empreendimentos de economia solidária, como associações e cooperativas.

O principal objetivo do convênio era contribuir para o processo de geração de trabalho e distribuição de renda junto a comunidades pobres, como estratégia de promoção do desenvolvimento local e territorial sustentável visando a superação da extrema pobreza, por meio da geração de trabalho e renda.

A agricultora Creusa Lima foi uma das beneficiadas com o curso realizado na zona rural de Acrelândia. Foto: Cedida

“O curso deu capacidade técnica aos empreendedores, estimulou a autonomia financeira e despertou o espírito empreendedor”, declarou a secretária de Empreendedorismo e Turismo, Eliane Sinhasique.

Entre os temas que foram abordados nos cursos estavam: a importância e aplicação do associativismo e cooperativismo, organização e funcionamento, empreendedorismo, estratégia de marketing, acompanhamento e plano de negócios, ferramentas de controle, gestão e planejamento estratégico de negócios.

A agricultora Creusa Lemos, que participou do curso ministrado na zona rural de Acrelândia, garantiu que o conhecimento adquirido no curso vai ajudá-la a concretizar o sonho de montar a sua padaria. “Aprendi muita coisa que não sabia. Inclusive, analisar o mercado e calcular os riscos. O sonho de montar a minha padaria fica cada vez mais perto”.

O curso teve 100 horas de aulas teóricas e práticas. Com a parte prática, que foi a realização das feiras nos municípios, houve um faturamento de R$ 47.585, 87. “O curso foi tão positivo que trouxe, além do conhecimento, esse retorno financeiro para os empreendedores”, declarou o chefe do Departamento de Negócios, Eventos e Empreendedorismo, Fred Lima.

Feira realizada no município de Feijó. Foto: Cedida

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter