Produzir carne e leite no Acre dentro das normas ambientes internacionais é um objetivo que vem sendo alvejado pelo governo do Estado, desencadeando ações contínuas por meio da Secretaria de Agricultura (Seagri). Nesta semana, técnicos do Departamento de Agronegócio da pasta participaram da capacitação Balanço de Carbono em Sistemas Pecuários do Acre em Campo Grande (MS), promovida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
A oficina foi realizada para a equipe do Pecuária Mais Eficiente, projeto que já vem sendo executado pela Seagri, centralizando ações de governo para que a atividade da pecuária leiteira e de corte no Acre esteja de acordo com o que determina a legislação ambiental nacional e internacional.
Em 16h, foram ministradas aulas sobre emissões e remoções de gases de efeito estufa (GEE), estratégias de manejo visando uma pecuária mais produtiva e com baixa emissão de carbono e foi realizada visita a campos experimentais, para conhecimento dos equipamentos de coleta de amostra de metano entérico e de gases do solo.
O chefe do Departamento de Agronegócio da Seagri, Jalceyr Pessoa, afirma que a capacitação dos técnicos é passo fundamental para que a execução de uma pecuária mais eficiente de fato ocorra, tornando relevante a interação e parceria com a Embrapa e com outros estados com experiências-modelo, como é o caso de Mato Grosso do Sul.
“O objetivo do Estado é o fortalecimento da cadeia produtiva da carne e do leite bovino, por isso a troca de conhecimentos que levem à expansão e fortalecimento dessas atividades”, disse.