Combate ao crime

Estado segue com esforços e reduz ainda mais o índice de homicídios no Acre

Em reunião na manhã desta quinta-feira, 18, na Casa Civil, com os representantes do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp) e gestores do Estado, o governador Tião Viana reafirmou que o trabalho realizado no setor seguirá forte até o encerramento da gestão, aumentando a curva de redução de homicídios no Acre.

De 1 a 18 de outubro, o Acre reduziu 52% no número de homicídios, sendo 73% apenas na capital (Foto: Sérgio Vale/Secom)

De 1 a 18 de outubro, o Acre reduziu 52% nos casos de homicídios, sendo 73% apenas na capital.

Ao longo de todo o ano, se comparado ao mesmo período de 2017, essa redução chega a 17% em todo o Acre. Já em Rio Branco, os dados são ainda mais positivos: redução de 26%, com um resultado expressivo decorrente do trabalho nos últimos cinco meses.

“É uma demonstração vitoriosa do trabalho em equipe de nossas forças de segurança. Seguiremos com honra e orgulho por nossas conquistas. Somos o governo que mais enfrentou crises, principalmente a econômica, que denuncia há anos a necessidade de combate ao narcotráfico nas fronteiras pelo governo federal, e ainda seguimos com um trabalho forte das nossas polícias”, destacou o governador Tião Viana.

Avanços e valorização

Durante o encontro, foi anunciado que até o final do mês o Complexo Penitenciário Francisco de Oliveira Conde, em Rio Branco, inaugura dois novos blocos, abrindo mais 400 vagas no sistema. A expansão faz parte do legado dessa gestão que chegará ao total de abertura de três mil vagas no Sistema Penitenciário Estadual, desde 2011.

Também foi comemorada a redução no número de mortes no trânsito em setembro de mais de 60% em Cruzeiro do Sul e de 13% em Rio Branco, em relação ao mesmo período do ano passado. O governador Tião Viana agradeceu o empenho de todas as equipes da área de segurança, e disse ter muita gratidão pelo esforço de cada um.

Os gestores do Sisp presentes ainda aproveitaram a reunião para agradecer a Tião Viana pelos esforços incansáveis na realização de investimentos no setor com a aquisição de equipamentos, veículos e valorização salarial dos profissionais, que colocou inclusive a Polícia Militar acreana como a quinta mais bem paga do país.

“Esse é um encontro de prestação de contas das atividades de todas as polícias e da segurança pública nas ruas. Temos aí uma significativa redução no estado, temos os desafios na manutenção, queremos melhorar ainda esses índices e tudo isso alimenta nosso trabalho e faz com que tenhamos mais garra para continua nesse combate incansável a criminalidade”, conta o secretário de Segurança Pública e Polícia Civil, Carlos Flávio Portela.