diálogo

Governo se reúne com sindicatos da Saúde para discutir reajuste dos plantões dos técnicos

O governo do Acre convidou para uma reunião, na manhã desta sexta-feira, 5, na Casa Civil, os líderes sindicais da Saúde e deputados aliados, com o objetivo de ouvir as necessidades da classe e articular uma negociação que encaminhou para a formação de um grupo de trabalho para avaliar as propostas dos representantes.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do Estado do Acre (Sintesac), Juscelino Rodrigues; o secretário geral do Sintesac, Jean Lúnier; e a presidente do Sindicato dos Profissionais e Auxiliares de Enfermagem e Enfermeiros do Acre (Spate), Alesta Costa, acompanhados pelos deputados Adailton Cruz e Tadeu Hassen, foram recebidos pelo secretário de Governo (Segov), Alysson Bestene, acompanhado do coordenador da Casa Civil, Ítalo Medeiros; do secretário da Casa Civil, Jonathan Donadoni; e do secretário adjunto da Segov, Luiz Calixto.

Coordenador da Casa Civil, Ítalo Medeiros, com o secretário da Casa Civil, Jonathan Donadoni e o secretário de Governo, Alysson Bestene. Foto: Pedro Devani

O encontro teve como foco a majoração dos plantões: o reajuste no plantão emergencial e o reajuste no plantão dos técnicos em nível 7 da Saúde, que inclui os técnicos em geral, da enfermagem, radiologia, laboratório e higiene dental, entre outros.

“Nós estamos aqui pelos nossos colegas técnicos, para defender os interesses deles, que também precisam ser incluídos nas decisões do governo”, destacou Alesta Costa.

Presidente do Sindicato dos Profissionais e Auxiliares de Enfermagem e Enfermeiros do Acre (Spate), Alesta Costa. Foto: Pedro Devani

O secretário de governo, Alysson Bestene, reconheceu que os profissionais da Saúde merecem e precisam de um reajuste em seus plantões extras, mas que essa questão deve ser abordada com responsabilidade. “Nós preservamos um diálogo constante com as secretarias e sindicatos. É necessário muita responsabilidade, transparência, para conseguir amparar a todos, pois essa é a prerrogativa do nosso governo”, afirmou o secretário.

“Nunca esquecemos do grupo VII. Dentro de nossa linha de prioridade estavam os grupos um, dois, três e sete da Saúde. Avaliamos e ficamos batendo cabeça sobre a possibilidade da entrada do grupo, mas percebam que o foco agora, que os três primeiros foram contemplados, é buscar contemplar também o sétimo grupo”, salientou o secretário da Casa Civil, Jonathan Donadoni.

“Nós preservamos um diálogo constante com as secretarias e sindicatos”, afirmou o secretário de governo Alysson Bestene. Foto: Pedro Devani

Ao final, após os representantes do governo ouvirem as demandas dos sindicatos, ficou acordado entre as duas instituições a criação de um grupo de trabalho que terá como objetivo buscar alternativas e apresentar propostas, a fim de contemplar os técnicos da Saúde do Estado.