O secretário de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE), Aberson Carvalho, esteve na última quarta-feira, 22, no Ministério da Educação (MEC), em Brasília, acompanhado da deputada federal Socorro Neri e da reitora da Universidade Federal do Acre, professora Guida Aquino, para um encontro com o ministro da Educação, Camilo Santana.
Na ocasião, o gestor da SEE pontuou o andamento das ações encaminhadas no último encontro com o ministro e apresentou alguns resultados obtidos nos últimos meses, como o início da entrega de tablets para os alunos de ensino médio, e os kits laboratórios nas escolas, além de reforçar necessidades emergenciais da educação básica, como a liberação de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para dar continuidade à implantação do ensino integral híbrido no estado.
O projeto já foi encaminhado para análise do FNDE, e encontra-se no aguardo de aprovação. “A ideia da educação integral híbrida é que tenhamos dois turnos em alguns momentos. Apresentamos ao ministro a necessidade de um reajuste de R$ 16 milhões para investimentos, que inclui três novas escolas nos municípios, que são necessárias para implantar o modelo de ensino. O objetivo é que, até 2025, todas as nossas escolas sejam integrais e híbridas”, explicou Aberson.
Também foram apresentadas necessidades da educação superior, como a implantação do Hospital Universitário, proposta apresentada pela reitora Guida Aquino e pela deputada Socorro Neri, e já aprovada publicamente pelo governador Gladson Cameli, que garantiu apoio do governo estadual para que o projeto se torne realidade o mais breve possível e resulte em um aliado para a saúde pública no Acre.