Governo reúne comissão para discutir período de seca previsto para 2016

reunião_sema_29_03_2016_angela_peres (1)
Encontro está sendo realizado nesta terça (Foto: Angela Peres/Secom)

Em razão do apontamento de estudos para a possibilidade de um período de seca severa este ano, a Comissão Estadual de Gestão de Riscos Ambientais – formada por entidades das esferas federal, estadual e municipal – realiza nesta terça-feira, 29, o primeiro encontro de 2016, no Parque Zoobotânico da Universidade Federal do Acre (Ufac).

Com o tema Vulnerabilidade à Seca de 2016, o workshop dá início ao planejamento de ações que devem ser adotadas pelos órgãos governamentais, de modo a conscientizar a sociedade da necessidade de colaboração.

O presidente da comissão e gestor da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Edegard de Deus, destacou: “Precisamos ter um plano de enfrentamento, e isso inclui o trabalho educativo junto às comunidades, uma vez que o Acre tem em média 40 mil produtores rurais. Por isso, iniciamos esse processo de trabalho integrado”.

O Instituto de Mudanças Climáticas (IMC), órgão responsável pela coordenação executiva da comissão, trabalha estrategicamente com a mitigação e adaptação dos impactos no uso da terra.

“Assim, prioritariamente, faremos a análise dos índices de desmatamento e queimadas, e trabalharemos ações de prevenção e boas práticas, para que possamos evitar a ocorrência de problemas de saúde e prejuízos à economia”, pontuou a diretora-presidente do IMC, Magaly Medeiros.

Além dos titulares da Sema e IMC, participam do encontro representantes da Ufac,  Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), Secretaria de Estado de Gestão Administrativa (SGA), Defesa Civil municipal e estadual, Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente no Acre (Ibama) e convidados.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter