O Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e do Centro de Controle Oncológico do Acre (Cecon) retomou esta semana os exames de mamografias que estavam paralisados desde dezembro do ano passado, pois os dois mamógrafos não estavam funcionando.
A gerente-geral do Cecon, a mastologista, Priscila Murad, explica que a paralisação ocorreu devido a falta de aterramento dos cabos de energia, o que causava instabilidade nos aparelhos e prejudicava o atendimento da pacientes. Essa instabilidade era causada pelas constantes quedas de energia.
“Estamos retomando as atividades da mamografia após uma breve parada, devido esse problema com os cabos de energia ocasionou instabilidade nos mamógrafos”, explicou.
Agora, o Cecon está realizando a mamografia das pacientes que chegam diariamente, inclusive das que já estavam agendadas. “Com essa retomada estamos convocando as pacientes para que venham até o Cecon para que possam realizar os seus exames”, destacou.
Como cada aparelho tem a capacidade de realizar até 40 exames por dia, os dois aparelhos, um que já está em funcionamento e outro aguardando apenas o técnico concluir alguns reparos, dão conta da demanda diária do Cecon. “Todas as pacientes que estão chegando estão realizando os exames”, disse.
As atividades tinham sido paralisadas porque a instabilidade dos aparelhos fazia com que as imagens ficassem desfocadas. “Como a imagem saia borrada, muitas vezes era necessário colocar as pacientes em várias posições até equilibrar o aparelho, fato que causava muito incômodo”, explicou.
“Fiquei surpresa”
Até pacientes de outros municípios, agora, estão sendo atendidas pelo Cecon. É o caso da dona Maria da Conceição, de 59 anos. Ela veio do município de Capixaba e ao chegar disse que ficou surpresa ao saber que iria ser atendida e que realizaria o exame normalmente.
A “surpresa” de dona Conceição é porque no ano passado ela procurou o Cecon em três oportunidades e não conseguiu atendimento, um deles, inclusive, no mês de outubro, dentro da programação do Outubro Rosa, campanha que intensifica a necessidade da mulher em realizar o exame preventivo de câncer de mama.
“No ano passado eu vim umas três vezes e não consegui ser atendida, uma delas inclusive no mês de outubro, pois foi alegado que a máquina tinha quebrado. Agora, para a minha surpresa, em vim com a minha irmã e fiquei sabendo que os mamógrafos estão em funcionamento”, comentou Conceição.
Quem também gostou de saber que seria atendida foi a dona Maria do Carmo, de 53 anos. Ela veio do município de Plácido de Castro e destacou que um atendimento rápido pode até salvar vidas. “Muitas vezes, por causa da demora e pela falta de equipamentos, pessoas tem perdido a vida”, disse.
Assim como a dona Conceição, no ano passado ela também teve o trabalho de se deslocar do seu município e, ao chegar ao Cecon, saber que os aparelhos de mamografia não estavam funcionando. “Agora estou alegre em estar sendo atendida”, afirmou.