Corte e costura, identificação, lavagem, secagem e dobra também fazem parte da rotina do Pronto-Socorro de Rio Branco. Esta semana, em mais uma série de investimento na saúde dos acreanos, o governo do Estado reinaugurou a lavanderia do maior hospital de urgência e emergência do Acre.
Com aproximadamente 700 mil reais investidos, a nova lavanderia do Pronto-Socorro de Rio Branco ganhou mais espaço, novos equipamentos e ambiente climatizado, promovendo mais conforto, organização e contribuindo para uma melhor fluidez do trabalho, além da valorização dos servidores.
“A lavanderia é um dos pontos mais importantes do hospital. A principal vantagem de uma lavanderia interna é o controle rigoroso de infecções. Conforme o nosso governador vem orientando, para cuidar das pessoas com toda a qualidade, hoje nós estamos entregando, de fato e de direito, a nova lavanderia do Pronto-Socorro”, declarou o secretário de Saúde, Pedro Pascoal.
A servidora Francisca Goes atua na lavanderia do hospital há mais de 20 anos e comemora as mudanças. “Passamos um grande período em um lugar bem pequeno e muitas vezes com poucas condições de trabalhar. Hoje estamos agradecidas, com conforto. Aqui recebemos a roupa da unidade inteira e sem a lavanderia o hospital não funciona”, disse.
Em um pronto-socorro, onde há um fluxo constante de pacientes com diversas condições, desde ferimentos graves até doenças infecciosas, a necessidade de higienização é constante. A roupa de cama, as toalhas e os uniformes médicos precisam ser limpos e desinfetados com eficiência e regularidade para evitar a propagação de patógenos.
“Estamos no paraíso. Agradecemos muito a gestão por esse olhar carinhoso conosco. E o nosso maior prazer é servir o paciente que está lá, em cima de uma cama, esperando um lençol limpinho para se embrulhar, ou a equipe médica que precisa de tudo higienizado no centro cirúrgico. Essa é a nossa missão e nós estamos muito gratas”, falou a servidora Palmerinda Lima, que também se dedica há mais de 20 anos na lavanderia do Pronto-Socorro.