Governo reforça vacinação de população alojada em abrigos

Os esforços continuam para aplacar os efeitos da alagação em Rio Branco. Por isso, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), está realizando ações de imunização nos locais que estão servindo de abrigo. Até agora, 119 pessoas foram vacinadas, de acordo com balanço deste sábado, 25.

De acordo com balanço deste sábado, 119 pessoas foram vacinadas. Foto: cedida

Ao todo foram 253 imunizantes contra covid-19, influenza, febre amarela, papilomavírus humano (HPV), catapora, poliomielite, meningite, sarampo, caxumba e rubéola. Os trabalhos foram realizados nas escolas Alcimar Nunes Leitão e Ilka Maria de Lima.

Segundo a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI), Renata Quiles, o ambiente do abrigo é favorável para a circulação de doenças, principalmente respiratórias. O objetivo é fortalecer o sistema imunológico da população vulnerável, com vacinas existentes para a prevenção.

A equipe faz o levantamento da quantidade de pessoas nos abrigos e da faixa etária e volta no outro dia com os imunizantes. Foto: cedida

“Pensando nisso, a gente já antecipou a campanha contra influenza de 2023. As pessoas que estão passando por este período de calamidade, já se enquadram como grupo prioritário. Com isso, a gente imagina que, se alguém vier adoecer, serão por doenças não imunopreveníveis”, explicou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter