Tião Viana entrega bonificação salarial para equipes que se destacaram
O Teatro dos Nauas, em Cruzeiro do Sul, foi palco de um momento de gratidão e honra do governador Tião Viana e da Secretaria de Saúde, Suely Melo. Eles agradeceram a cada um dos profissionais de saúde envolvidos no combate à malária, doença que atingiu o menor índice de ocorrência este ano, desde 2006. O Acre foi reconhecido como a segunda melhor estratégia das Américas no combate à malária e o governo fez questão de dividir este reconhecimento com enfermeiros, agentes de saúde, motoristas, microscopistas e outros profissionais que participaram desta conquista.
O prêmio foi dado pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). As prefeituras das cidades de Rodrigues Alves, Mâncio Lima Cruzeiro do Sul receberam réplicas da homenagem. O prefeito de Rodrigues Alves, Francisco Saraiva, o Burica, agradeceu o empenho dos profissionais.
“Vocês venceram a história da epidemia, das comunidades em que todos os moradores pegavam a doença, isso agora é página virada, mas que é reconhecida internacionalmente, pois foi vencida com uma estratégia simples, só que de muita união e esforço. Vejam como as coisas simples podem mudar a realidade ao nosso redor, os mosquiteiros impregnados são um exemplo disso”, disse o governador Tião Viana.
Para a secretária de Saúde, Suely Melo, o reconhecimento internacional do Acre como a segunda melhor estratégia de combate à malária das Américas é fruto de um esforço de anos, de muita luta e dedicação de todos, dos motoristas aos médicos.
“A malária é um desafio a cada dia, porque a Amazônia favorece a proliferação do mosquito vetor. Quando recebemos o prêmio nos disseram que é impressionante a organização e o envolvimento profissional da região e fiquei emocionada. Estou dividindo essa emoção com vocês e parabenizando cada um. Eu peço que não descansem dessa luta, para que não tenhamos que enfrentar novas epidemias”, disse a secretária.
Izanelda Magalhães é a diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde. Ela trabalha no combate à malária desde a epidemia de 2006. Para obter melhores resultados, o governo do Estado apostou numa campanha de combate à malária, que foi amplamente discutida com todos. Os resultados são vitoriosos. “Hoje nós temos 14 mil casos a menos que no ano passado. Cruzeiro do Sul detém 60% dos casos de malária do estado e aqui a redução foi de oito mil casos. Só este ano foram realizados mais de 530 mil exames. Nos últimos anos foram feitos 3,5 milhões. Temos 64 mil mosquiteiros no Acre, 49 mil em Cruzeiro do Sul, e devemos essas conquistas ao trabalho do governador Tião Viana, que destinou emendas quando ainda era senador, e a cada um de vocês”, comentou.
As equipes que obtiveram o melhor desempenho na redução dos indicadores de malária foram premiadas com uma bonificação salarial. “Essa é uma vitória para todos nós e ficamos honrados em fazer parte desta conquista. Todo mundo se empenhou bastante”, disse Léo Messias.
Marcelo Siqueira, professor da Universidade Federal do Acre no curso de Enfermagem, parabenizou a conquista. “vocês são um verdadeiro exército no combate à malária. Essa estratégia vencedora tem dado bons frutos porque tem duas mãos fundamentais, que é a do governador Tião Viana de um lado, e a de vocês, profissionais da saúde, de outro. Vocês são merecedores de reconhecimento porque se empenharam em fazer o melhor”, disse.
Governo oferece curso para 97 profissionais
Como parte do reconhecimento, o governo do Estado oferece a 97 profissionais o curso técnico em análise clínica com ênfase em microscopia para diagnóstico de malária, leishmaniose, doença de chagas, filariose, hanseníase e tuberculose.
O curso será oferecido pela Escola Técnica em Saúde, Maria Moreira da Rocha. “Esse é um dos reconhecimentos dos resultados de vocês, um curso para que possam se aprimorar, se aperfeiçoar ainda mais no combate e redução de indicadores de saúde”, disse Irailton Lima, diretor-presidente do Instituto Dom Moacyr.
Galeria de imagens