Órgão disponibiliza assistência social, jurídica e psicológica
O Centro de Atendimento às Vítimas de Violência (CEAV) faz parte do Programa Nacional de Direitos Humanos, criado pelo Ministério da Justiça através da Secretaria Nacional de Direitos Humanos. O objetivo é disponibilizar assistência social, jurídica e psicológica às vítimas de violência e seus familiares.
No Acre, o CEAV foi implantado em 2008 e suas atividades iniciadas em parceria com a Rede Acreana de Mulheres e Homens, por meio da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH). Em 2011, o CEAV passou a fazer parte da própria SEJUDH, que iniciou as articulações para a reativação do Centro.
Com o intuito de iniciar as articulações com a rede de proteção social, a equipe técnica do CEAV já se reuniu com a promotora da Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Marcela Cristina Ozório, e a equipe da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, a fim de buscar parcerias. A intenção é criar grupos de atendimentos a vítimas e agressores, identificando os grupos sociais mais vulneráveis e assegurando o exercício de seus direitos, conforme estabelece o artigo 245 da Constituição Federal.
“Um dos maiores desafios é a sensibilização dos gestores na tentativa de fortalecimento e agilidade no atendimento dos casos encaminhados”, ressaltou a coordenadora do CEAV, Sionete de Sousa.
O CEAV já está funcionando na Rua Isaura Parente, 540, Bosque. Para mais informações, entre em contato pelo telefone 3223-4282.