Governo realiza workshop sobre Nota Fiscal Eletrônica ao Consumidor

downloadUm workshop sobre Nota Fiscal Eletrônica ao Consumidor (NFCe) será realizado na próxima quarta-feira, 12, a partir das 14h30, no auditório da Federação do Comércio (Fecomércio).

O evento é promovido pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), em parceria com a Fecomércio, Associação Comercial, Industrial de Serviço Agrícola (Acisa), Sebrae, Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, e das empresas de Assessoramento, Perícias e Informações (Sescap) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

As empresas de desenvolvimento de software realizarão demonstrações de aplicativos e apresentarão formas de aquisição para a modernização da nota fiscal. A NFCe foi instituída em 2013 no estado do Acre pelo decreto nº 5.257/13, que concede uma alternativa totalmente eletrônica para os atuais documentos fiscais em papel, utilizados no comércio varejista. Essa possibilidade reduz os custos de obrigações acessórias aos contribuintes e possibilita o aprimoramento do controle fiscal e garantia ao consumidor da legitimidade das operações de compra e venda, promovendo cidadania. 

O diretor de administração tributária da Sefaz, Francisco Ednaldo Vieira, ressalta que a capacitação é um grande benefício para  a classe empresarial e para toda a sociedade. Na ocasião, serão apresentados, também, experiências de alguns contribuintes, como é o caso da Casa das Correias de Manaus, primeira empresa no Brasil a emitir a NFCe, e de uma empresa local que já utiliza essa modalidade.

Quadro vantagens da NFCe