Governo realiza workshop em saúde para fortalecer a Atenção Primária

Prefeitos, secretários municipais de Saúde, técnicos do Ministério da Saúde e representantes da Universidade de Toronto (Canadá) participam do workshop em Atenção Primária, promovido pela Secretaria de Estado de Saúde, que começou na quinta-feira, 11, e termina nesta sexta-feira, 12.

O curso conta com apoio da Universidade de Toronto (Canadá), referência mundial na Atenção Primária em saúde, que tem por objetivo oferecer suporte técnico e apresentar tecnologias que possam auxiliar os prefeitos e os secretários na gestão do sistema de saúde.

Para a secretária de Estado de Saúde, Suely Melo, o workshop irá contribuir saúde e favorecer a articulação com os municípios na implementação da atenção básica, bem como discutir os principais componentes do processo de planejamento do programa.

“O governo do Estado, entendendo a importância de fazer a promoção e prevenção de saúde, investe na ação de fortalecimento da atenção básica para que se tenha uma população mais saudável”, diz Suely, acrescentando como exemplo a parcerias do governo do Estado com a Prefeitura de Rio Branco, na qual se disponibilizaram quatro unidades de referência, funcionando 12 horas por dia para ampliar o acesso aos serviços de saúde à população, permitindo um acréscimo de 400% na procura pelo atendimento básico de saúde.

Durante o evento, prefeitos e secretários municipais de Saúde vão conhecer quais são as responsabilidades dos governos municipais, estaduais e federal, para, assim, melhorar os indicadores de saúde de cada município. Também serão trabalhados a política nacional de atenção primária em saúde, a liderança participativa e comunitária, e o planejamento e avaliação da atenção primária. Além disso, os participantes terão a oportunidade de compartilhar experiências inovadoras realizadas em seus municípios.

Suely informou que para estimular os gestores municipais foi lançado um desafio onde os municípios serão avaliados durante seis meses. O município que apresentar melhores resultados nos indicadores de saúde ganhará uma viagem, ida e volta – prefeito e secretário de saúde – para conhecer o Sistema de Atenção Primária em Toronto.

A secretaria municipal de Saúde do município de Brasileia, Aldemice Ferreira, falou da importância desse evento. “Iremos identificar os atores no processo de ampliação e reabilitação na atenção básica, para juntos buscar melhorias nos serviços de saúde. É bom saber que podemos contar com o apoio da gestão estadual nesse processo”.

De acordo com o prefeito de Porto Walter, Zezinho Barbary, um dos municípios com maior dificuldade de acesso, “os debates que se iniciaram hoje têm uma importância muito grande, pois a partir das providências que forem tomadas aqui, quem ganha é a população”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter