produção

Governo realiza visita técnica para conhecer cadeias produtivas em Rondônia

O governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Produção e Agronegócio (Sepa), visitou o estado de Rondônia, para conhecer as técnicas empregadas no agronegócio da região, com destaque para a produção do café, do leite, e da piscicultura. A comitiva acreana foi recepcionada na terça- feira, 27, pelo secretário de Estado de Agricultura de Rondônia, Evandro Padovani que fez questão de desejar as boas-vindas a equipe. Para dar início a agenda a equipe visitou a capital do café, como é conhecida a cidade de Cacoal, e na oportunidade conversaram com produtores, além de visitar lavouras e indústrias.

A equipe visitou a “Capital do Café”, como é conhecida a cidade de Cacoal Assessoria/Sepa

“A região Norte, Rondônia é uma referência na cafeicultura, na piscicultura, no leite e na produção de carne. A gente agradece a recepção do Executivo Estadual, que está nos acompanhando, dando toda a assistência. Somos gratos por essa atenção”, destaca o titular da Sepa, Nenê Junqueira.

Dando sequência as atividades, a equipe da Sepa, juntamente com membros da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (EMATER), e servidores da Secretaria de Estado da Agricultura (SEAGRI), passaram por uma lavoura que produz um café Robusta Amazônico premiado no 17º Concurso Nacional de Qualidade do Café organizado pela Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), como campeão na categoria canéfora de preparo natural.

Equipe da Sepa, juntamente com membros da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (EMATER), e servidores da Secretaria de Estado da Agricultura (SEAGRI), passaram por uma lavoura que produz um café Robusta Amazônico Assessoria/Sepa

“Participar deste concurso nacional nos deu a possibilidade de levar toda a qualidade e sustentabilidade que vem sendo trabalhada em Rondônia para todo o Brasil”, ressalta o cafeicultor Juan Travain, que também é o presidente da Associação dos Cafeicultores da Região das Matas de Rondônia (Caferon).

Uma região que abrange 15 municípios rondonienses, reunindo mais de 10.400 produtores de café. Rondônia conta com aproximadamente 17 mil cafeicultores que colheram, em 2020, mais de um milhão e 600 mil sacas de café. Desse total, cerca de um milhão e 200 mil sacas foram produzidas apenas na Região Matas de Rondônia.

Rondônia conta com aproximadamente 17 mil cafeicultores que colheram, em 2020, mais de um milhão e 600 mil sacas de café Assessoria/Sepa

“A meta de Rondônia tem sido investir na qualidade é um exemplo. O investimento na qualidade da cafeicultura, o que tornou o Estado conhecido nacionalmente. É por isso que estados vizinhos estão ansiosos para conhecer e saber quais são nossos segredos para o Estado ser destaque”, pontua  Anithoan Figueiredo, gerente de Agricultura da Seagri.

Para incentivar ainda mais a produção do café no estado, o Governo de Rondônia, realiza anualmente o concurso Concafé que tem o objetivo principal de identificar, premiar e promover os cafés Robustas Amazônicos, com destaque para essas duas categorias: qualidade da bebida e sustentabilidade das propriedades produtoras. Dessa forma, o Concafé estimula os produtores a buscar cada vez mais a qualidade e a sustentabilidade de sua produção.

Dando continuidade as programações na cidade, a equipe da Sepa visitou a indústria Laticínio Toya, localizado no município de Urupá. A empresa genuinamente do Norte, hoje se encontra em mais estados brasileiros, tendo a capacidade de produzir 300.000 litros de leite por dia somente em Rondônia, que é considerado o maior produtor de leite da região Norte e o sétimo maior do Brasil, com uma produção de 1,1 bilhão de litros (IBGE, 2019).

Dando continuidade as programações na cidade, a equipe da Sepa visitou a indústria Laticínio Toya, localizado no município de Urupá. Assessoria/Sepa

Em seguida, o presidente da Associação dos Criadores de Peixes de Rondônia (ACRIPAR), Francisco Hidalgo Farina, recebeu na sexta-feira, 30, a comitiva com representantes do Governo do Estado do Acre para uma reunião com a finalidade de discutirem o intercâmbio de estratégias para o fomento da atividade piscicultora.

Na ocasião, a comitiva da Sepa teve a oportunidade de conhecer o sistema de produção do Tambaqui em tanques escavados. Durante uma reunião, realizada em Ariquemes, o maior polo produtivo de peixe de cultivo de Rondônia, a equipe também recebeu informações sobre estratégicas para tornar o tambaqui conhecido em todo o país.

Atualmente Rondônia ocupa a terceira colocação entre os estados produtores de pescado, com uma produção anual de cerca de 90 mil toneladas Assessoria/Sepa

Atualmente Rondônia ocupa a terceira colocação entre os estados produtores de pescado, com uma produção anual de cerca de 90 mil toneladas, já na produção de peixes nativos, o Estado ocupa a 1ª colocação, e serve como referência para os demais estados da região norte, em relação a elaborar estratégias para o fomento da atividade piscicultora.

Para finalizar agenda a equipe visitou a fábrica de ração Sustennutri, que faz parte da divisão industrial do Grupo Rovema em Porto Velho, um dos maiores de Rondônia, abrangendo silos graneleiros, fazendas de gado, milho, soja, nutrição animal, geração de energia, concessionárias de carros e caminhões e outros.

O que os gestores disseram:

“Isso tudo é o resultado do esforço conjunto dos agricultores, de empresários e do Poder Executivo; e temos espaço para crescer muito mais. Estamos trabalhando firmemente e de forma estratégica para que o Tambaqui seja conhecido em todo o país. Com isso vamos aumentar a procura pelo nosso pescado e também vamos conseguir mostrar a viabilidade de instalação de novas unidades de processamento aqui em Rondônia. É motivo de orgulho para nós quando outro estado demonstra interesse em conhecer como Rondônia produz”, evidencia o gerente de Agricultura da Seagri, Anithoan Figueiredo.

“Eu acho importante essa parceria entre os estados. Rondônia tem coisas a nos oferecer, assim como nós também temos. Então é importante essa integração. São estados vizinhos, irmãos! Estamos conhecendo de perto as técnicas implementadas aqui, para avaliar o que poder funcionar para fomentar essas cadeias produtivas no Acre”, concluiu o gestor da Sepa, Nenê Junqueira.