A Controladoria Geral do Estado (CGE) participou na última terça-feira, 27, do “Seminário: Servidor Público”, em Assis Brasil, em parceria com as Secretarias de Gestão Administrativa (SGA) e de Articulação Institucional (SAI), com a Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM) e a Fundação Escola do Servidor (Fespac).
A CGE informou aos participantes quanto ao papel do controle interno, sua importância para a boa gestão e também apresentou a missão da instituição e sua visão de futuro.
O objetivo do seminário é divulgar informações relacionadas à Previdência Social, à vida funcional dos servidores públicos e às ações de governo relacionadas à política de humanização.
O tema “transparência” também foi abordado, além da sensibilização dos servidores quanto à qualidade dos gastos na gestão e a sua efetiva participação como agente do controle social na busca de uma administração pública eficiente e comprometida com o interesse público.
O público alvo do seminário foram os servidores públicos estaduais, mas estiveram presentes também autoridades públicas de Assis Brasil. O evento já foi realizado em 12 municípios e será disponibilizado ao Alto Acre, Baixo Acre, Purus, Tarauacá/Envira e Juruá.
Servidores tiram dúvidas com especialistas
Após as apresentações de cada secretaria, foi aberto o momento de perguntas, com base na contextualização sobre os direitos previdenciários dos servidores públicos e as formas de adquirir os benefícios da Previdência Social.
A servidora Janete Pacheco Moraes, 61, por exemplo, tem 22 anos de contribuição e tinha dúvida sobre as perdas salariais caso ela resolvesse se aposentar antes de completar os 25 anos de contribuição.
Como foi dito que haveria perda, ela decidiu esperar um pouco mais. “Eu gostaria de me aposentar agora, mas depois que esclareci minha dúvida, prefiro esperar os três anos que faltam.. Vai ser bem melhor”, analisa.
Além das palestras, os servidores participaram da atividade de ginástica laboral. Com alongamentos simples, essa ginástica serve para motivar a prática de exercícios físicos. A Rádio Humanizar também garantiu momentos de descontração. Ambas as práticas fazem parte do programa de humanização criado pelo governo.
Governo vai oferecer 80 vagas de pós-graduação no interior
Heloísa Pantoja, após falar brevemente sobre a história da Escola do Servidor, aproveitou o momento para anunciar 80 vagas do curso de pós-graduação em Elaboração e Gestão de Projetos, destinado a oito municípios do Estado (Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba, Mâncio Lima, Rodrigues Alves e Cruzeiro do Sul), convênio assinado em 2012 entre o governo do Estado e a Superintendência para o Desenvolvimento da Amazônia (Sudam).
“Essa pós-graduação está prevista para iniciar ainda este ano. Trata-se de uma conquista histórica para os servidores dos municípios do interior”, observa a presidente.