O governo do Acre, por intermédio da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), encerrou nesta quarta-feira, 28, as plenárias do Plano Plurianual Participativo no Juruá. As reuniões tiveram início no dia 3 de junho.
O PPA Participativo é uma iniciativa do governo federal que proporciona a chance de participação da sociedade na elaboração do plano. No último PPA vigente no estado, de 2020-2023, a participação popular foi feita de forma online, quando cerca de 707 propostas foram captadas.
Esta é a primeira que o governo do Estado faz encontros presenciais para receber as propostas nos 22 municípios para elaborar um planejamento.
“Não é apenas o governo do Acre planejando o que deve ser feito para um município, é o governo construindo junto com o município. Aqui nós temos a oportunidade de escutar a população. Não conseguimos fazer um planejamento governamental efetivo e eficaz sem esse momento”, disse Wagner Sena, diretor de Planejamento e Orçamento da Seplan.
O objetivo principal do evento é captar as prioridades da população para direcionar os investimentos do próximos quatro anos.
Para Kelly Lacerda, secretária adjunta de Planejamento da Seplan, um evento como esse é de grande importância para legitimar o processo de elaboração do PPA.
“Nós esperamos que esse PPA seja histórico, porque será composto com a realidade da população. Não é um documento elaborado apenas tecnicamente. É muito mais que isso, ele é construído pela população do estado do Acre”, disse.
Estiveram presentes representantes do governo, da prefeitura, das secretarias estaduais e municipais, dos movimentos sociais, dos sindicatos, da Assembleia Legislativa e da Câmara Municipal.
“Esse evento é importante para sabermos as propostas de cada município em relação ao planejamento estratégico e participativo. É muito importante a participação da Seop para entendermos as obras estratégicas que teremos para os próximos anos”, destacou Valdecir Simão, coordenador regional da Secretaria de Estado de Obras Públicas em Cruzeiro do Sul.