Governo realiza mutirão de cirurgias de lábio leporino em Cruzeiro do Sul

 

Segundo a gerente geral do TFD no Estado, Ediná Monteiro, o governador Tião Viana orienta que a prioridade é realizar os atendimentos médicos sem que os pacientes tenham que se deslocar dos municípios onde moram (Onofre Brito)

Segundo a gerente-geral do TFD no Estado, Ediná Monteiro, o governador Tião Viana orienta que a prioridade é realizar os atendimentos médicos sem que os pacientes tenham que se deslocar dos municípios onde moram (Onofre Brito)

Neste fim de semana acontece no Hospital do Juruá  mutirão de cirurgias para correção de lábio leporino e fissura palatina em pacientes já cadastrados pelo setor de Tratamento Fora do Domicílio (TFD).

O lábio leporino, ou fissura labial, é a separação do lábio superior em duas partes, fenômeno que atinge um em cada 550 bebês no Brasil. A fissura palatina ocorre quando há uma abertura direta entre o palato, ou céu da boca, e a base do nariz. As cirurgias estão a cargo dos cirurgiões plásticos Lorenzo Sampaio e Geruza Rezende Paiva.

 

Segundo a gerente-geral do TFD no Estado, Ediná Monteiro, o governador Tião Viana orienta que a prioridade é realizar os atendimentos médicos sem que os pacientes tenham que se deslocar dos municípios onde moram. Assim os pacientes são atendidos de maneira mais confortável, permanecendo próximos de suas famílias, e o Estado economiza em viagens pelo TFD. “A prioridade é levar o médico ao paciente. Nossos pacientes logo que nascem têm dificuldade de se alimentar, depois têm dificuldade de falar e se ambientar com colegas, e o governo não mede esforços para melhorar suas vidas”, disse.

Nesta sexta e sábado (dias 30 e 31) serão realizadas as cirurgias. No domingo, durante todo o dia, acontece atendimento ambulatorial. Nesse dia também haverá atendimento para quem ainda não é cadastrado no TFD. Grande parte dos que passarão por cirurgia nesse mutirão foram avaliados em Rio Branco. Há 34 cadastrados no TFD, mas Ediná explica que não é possível avaliar quantos serão atendidos, pois a cirurgia é muito minuciosa e delicada. “É uma cirurgia plástica, tem que ser refeito o céu da boca, tem que fechar o lábio”, explica.

Alguns dias atrás, uma equipe da Secretaria de Saúde verificou as condições do centro cirúrgico do Hospital do Juruá e aprovou a realização do mutirão de cirurgias.

A agricultora Maria Izamilde Menezes morava na zona rural de Porto Walter, mas acabou vindo residir em Cruzeiro do Sul somente para acompanhar o tratamento do lábio leporino e fissura palatina do filho de 13 anos, que já vem sendo feito desde 2009. Ela contou que via o filho sempre envergonhado devido à curiosidade que despertava nas pessoas que ficavam olhando muito para ele. Ele tinha dificuldade para comer. “Comia assim, com o rostinho para cima, porque a comida caía”, lembra. Também tinha dificuldade para falar e no aprendizado escolar. “Hoje estou muito feliz porque vejo meu filho satisfeito, normal como os outros. Agradeço a Deus e ao governo, porque eu jamais teria condições de dar a ele esse atendimento”.

Mais ações – Também neste fim de semana o governo do Estado desenvolve ações de saúde em Tarauacá através do Programa Itinerante Cuidando dos Seus Olhos. Na segunda e terça-feira o atendimento acontece em Feijó. Em abril, nos dias 12, 13, 14 e 15, outra equipe com médicos de diversas especialidades também vai atender pacientes cadastrados no TFD. Pacientes com problemas ortopédicos serão atendidos em Cruzeiro do Sul, mesmo quem precisa de cirurgias. Um médico ortopedista vai passar a atender permanentemente no Hospital do Juruá.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter