Governo realiza melhorias no abastecimento de água nos bairros Montanhês e Jorge Lavocat

O Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento de Rio Branco ativou nesta terça-feira, 3, a subestação de energia do reservatório Placas. A nova instalação elétrica de alta potência garante aumento na distribuição de água para os bairros Montanhês e Jorge Lavocat.

 

A nova instalação elétrica de alta potência garante aumento na distribuição de água para os bairros Montanhês e Jorge Lavocat  (Foto: Roberta Marisa/Depasa)

A nova instalação elétrica de alta potência garante aumento na distribuição de água para os bairros Montanhês e Jorge Lavocat (Foto: Roberta Marisa/Depasa)

 

Leia também:

Depasa Rio Branco garante abastecimento de água 24 horas na região do Calafate

Áreas de risco e abastecimento de água são temas de seminário em Rio Branco

Cruzeiro do Sul recebe mais investimentos em saneamento

Cerca de 10 mil moradores do Montanhês e Lavocat estão sendo abastecidos por meio da elevatória de água do Custódio Freire interligada ao reservatório Placas, que possui capacidade para 8 milhões e produz cerca de 90 litros por segundos. Atualmente, o sistema de abastecimento de água do Montanhês e Jorge Lavocat está funcionando por 12 horas. O objetivo do governo é avançar para 24 horas, sem intermitência.

As obras de melhorias no abastecimento de água estão sendo executadas em paralelo às obras do programa de pavimentação de ruas do Estado. “O Ruas do Povo está acontecendo nos bairros. Esse é o momento para fazermos as intervenções, principalmente o conserto e manutenção de redes, para que depois da pavimentação a gente não tenha que danificar as ruas para mexer na rede”, explicou o superintendente do Depasa Rio Branco, Felismar Mesquita.

O superintendente do Depasa Rio Branco destacou também que todo o sistema de abastecimento da região do Placas será reestruturado para que a operação Água 24 Horas possa funcionar com presteza.

 

Aos 79 anos de idade, dona Francisca Romana, dá adeus ao sofrimento enfrentado, por muitos anos, no bairro Montanhês pela falta de água  (Foto: Roberta Marisa/Depasa)

Aos 79 anos de idade, Francisca Romana dá adeus ao sofrimento enfrentado, por muitos anos, no bairro Montanhês pela falta de água (Foto: Roberta Marisa/Depasa)

 

Para Ivanilce Marques, 38, receber água em casa é uma conquista. “Desde que cheguei aqui, a gente usava água da chuva para fazer tudo em casa. Quando não chovia a gente descia e ia até uma cacimba lavar roupa, lavar louça e tomar banho. Era assim que a gente sobrevivia. Quando eu vi cair água na torneira e pela primeira vez encher todas as caixas d’água, eu me emocionei”, contou a moradora da Rua Caracas.

Aos 79 anos de idade, Francisca Romana dá adeus ao sofrimento enfrentado, por muitos anos, no bairro Montanhês pela falta de água. “Metade da minha vida morei aqui. Graças a Deus agora tenho água para fazer tudo. Antes, o jeito era comprar água para beber e para fazer as coisas de casa com água da bica ou da cacimba. Ainda bem que tudo melhorou. Já sofri demais com todos esses problemas. Não dá para viver sem água.”

Dezoito bairros de Rio Branco, entre eles Tancredo Neves, Defesa Civil, Adalberto Sena, Alto Alegre, Oscar Passos, Joaquim Macedo, Novo Horizonte, Xavier Maia, Raimundo Melo e Placas, serão os próximos a receber a operação Água 24 Horas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter