Governo realiza leilão de animais da Estação de Melhoramento Genético

(Foto: Leônidas Badaró)
O leilão foi realizado no auditório da Seap (Foto: Leônidas Badaró)

A Estação de Melhoramento e Difusão de Genética Animal (Emdga) foi criada no ano de 2008, por meio de uma parceria entre o governo do Acre e a Embrapa, com o propósito de melhorar a qualidade dos rebanhos acreanos.

Após oito anos de trabalho e pesquisas, na manhã desta quinta-feira, 29, a Emdga deu uma demonstração do quanto já tem contribuído para a genética bovina no estado.

O auditório da Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária (Seap) sediou, pela primeira vez na história da Emdga, um leilão de animais fruto do trabalho dos veterinários responsáveis pela estação. Ao todo, foram ofertados 25 animais, entre vacas e touros.

Compareceram ao leilão importantes pecuaristas do estado responsáveis por grandes investimentos na melhoria genética de seus rebanhos e que aprovam o trabalho realizado pela Emdga.

É o caso, por exemplo, de Roque Júnior, que falou sobre a importância da tecnologia na produção rural. “Esse trabalho só vem fortalecer a pecuária do estado. O crescimento da nossa atividade é resultado de uma aliança entre a iniciativa privada e os investimentos do governo, como é o caso da estação de melhoramento genético”, afirmou.

Durante o leilão, foram arrematados 16 vacas e dois touros. O valor arrecadado, pouco mais de R$ 27 mil, será reinvestido na própria Emdga.

“Esse dinheiro vai retornar ao nosso laboratório, fazendo com que ele seja sustentável e consigamos avançar nesse grande desafio, que é expandir o melhoramento genético para todo o estado”, destaca Jefferson Viana, coordenador da Emdga.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest