Governo realiza homenagem às vítimas de acidentes de trânsito

Em visita ao Detran, realizada na manhã desta quarta-feira,14, o pastor Tadeu Gomes, da Assembleia de Deus, confirmou a participação na caminhada das 13 congregações localizadas no Calafate (Foto: Jannice Dantas/Detran)

Em visita ao Detran, realizada na manhã desta quarta-feira,14, o pastor Tadeu Gomes, da Assembleia de Deus, confirmou a participação na caminhada das 13 congregações localizadas no Calafate (Foto: Jannice Dantas/Detran)

O Dia Mundial em Homenagem às Vítimas de Acidentes de Trânsito é celebrado no terceiro domingo de novembro. A data foi instituída em 2005 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como objetivo evidenciar a importância de um trânsito consciente e com responsabilidade e homenagear pessoas que tiveram suas vidas ceifadas ou vítimas de sequelas por algum acidente.

Este ano, a data será comemorada no próximo dia 18. Como parte das ações programadas, o Detran realiza uma passeata, que contará com a presença de aproximadamente 900 pessoas, entre evangélicos, rotarianos, ciclistas e motociclistas. A concentração será às 17 horas, no Portal de entrada do bairro Calafate.

Em visita ao Detran, realizada na manhã desta quarta-feira, 14, o pastor Tadeu Gomes, da Assembleia de Deus, confirmou a participação na caminhada das 13 congregações localizadas no Calafate.

Detrans de todo o Brasil foram mobilizados pelo Ministério das Cidades para realizarem em seus Estados ações simultâneas e conjuntas. “Infelizmente, só dá valor ao trânsito ou atenta para os perigos que ele proporciona quem teve alguém próximo envolvido em acidentes graves. Por isso, estamos buscando parcerias com as secretarias de saúde e de educação e com a sociedade civil”, destaca a diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho.

Reduzir os índices de acidentes de trânsito tem sido um desafio ao poder público e entidades civis relacionadas ao assunto. Ao redor do mundo, organizações vinculadas à disseminação da cultura de segurança viária incentivam que governo e grupos civis realizem uma mobilização social para reivindicar ações efetivas para a redução de vítimas e práticas sustentáveis de segurança no trânsito.

Essa atividade também faz parte da Década de Ação pela Segurança Viária, da ONU, que tem como objetivo reduzir em até 50% o número de acidentes de trânsito em todo o mundo no período de dez anos. “No primeiro momento, o foco é estabilizar a quantidade de acidentes para, em seguida, conseguir a redução”, explica Sawana. “Aqui no Acre, podemos afirmar que nos encontramos em situação adiantada, pois já estamos alcançando significativos números de redução. Só em 2012, visualizamos uma queda considerável no número de vítimas de acidentes. Destacamos o mês de maio, em que houve a redução de 69% comparada ao mesmo período de 2011.”

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter