Na última semana, o governo do Estado certificou profissionais que atuam na maternidade de Cruzeiro do Sul, com a formação pós-técnica em UTI Neonatal e obstetrícia. O curso é realizado pelo Instituto Dom Moacyr (IDM), por meio da Escola de Saúde, com o objetivo de reduzir a mortalidade infantil e neonatal em nossa região.
A formação ocorreu no ‘Hospital da Mulher e da Criança do Vale do Juruá, Irmã Maria Inete’. O aperfeiçoamento foi realizado também nos municípios de Rio Branco e Brasileia, nas áreas de rede básica e UTI Neonatal.
A necessidade de formação é identificada pelo serviço de saúde e repassada ao governo do Estado, que tem se empenhado na qualificação desses profissionais para a melhoria do atendimento à população.
São parceiros na oferta do aperfeiçoamento o Ministério da Saúde (MS), pelo Programa de Educação Permanente (PEP), e a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre).
A técnica em enfermagem, que fez o aperfeiçoamento em obstetrícia, Cláudia Inácio da Silva ressaltou: “Fomos privilegiados pelo curso, a formação é muito importante para a nossa prática profissional, quero continuar estudando. As práticas e as técnicas em saúde vão se aprimorando e a gente tem que estar atualizado”.
Para Damiana Avelino, técnica em enfermagem que se aperfeiçoou em UTI Neonatal, “o curso foi muito produtivo e importante para sanar os problemas e atualizar nossa prática, em vários setores, inclusive no manuseio correto dos equipamentos tecnológicos, melhorando o nosso trabalho na maternidade. Estou feliz, porque o governo prioriza o profissional de saúde”.
Para o diretor-presidente do IDM, Marco Brandão, “a atualização dos profissionais em serviço é necessária para prepará-los para oferecer à população acreana um atendimento eficiente e resolutivo, proporcionando assim, melhor qualidade de vida”.