políticas públicas

Governo realiza Encontro dos Secretários de Meio Ambiente do Estado do Acre nesta segunda

O governo do Acre, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi), realiza nesta segunda-feira, 26, em Rio Branco, o Encontro dos Secretários de Meio Ambiente do Estado do Acre.

O evento objetiva o nivelamento de informações sobre aspectos-chave da agenda ambiental e uma ação conjunta entre todos os municípios acreanos. O encontro, que tem a participação confirmada de mais de 20 representantes, entre secretários municipais e gestores, será realizado das 9h às 17h30, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac), e será fechado ao público.

Com o tema “Construindo um Espaço de Diálogo e Ferramentas de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável”, a atividade tem como foco, além de reforçar a ação conjunta da pauta ambiental entre as cidades, apresentar a atuação do Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma), atividades relacionadas ao Cadastro Ambiental Rural (CAR), Programa de Regularização Ambiental (PRA), ações de Comando e Controle, e planos estaduais que estão sendo revisados e executados. E também questões relacionadas à implementação dos Planos de Gestão Ambiental e Territorial Indígena.

A secretária do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas do Acre, Julie Messias, destacou a importância do evento e disse que a integração entre os municípios é uma forma de atuar na busca de soluções para os desafios e resolução de problemas, como o combate ao desmatamento e queimadas.

“Queremos ter uma integração maior com os municípios para que possamos atuar, juntos, na tomada de decisões. Pretendemos alinhar com os secretários municipais as estratégias, necessidades e ações governamentais a serem colocadas em ação em relação aos temas prioritários. Além disso, iremos definir como intensificar o combate aos ilícitos ambientais, bem como oportunizar que as ferramentas já existentes sejam executadas”, afirmou.

Presença confirmada na reunião, a diretora de Meio Ambiente do município de Jordão, Sandra Sampaio, ressaltou que o encontro promovido pela Semapi é importante para aproximar os gestores municipais do interior com o governo.

“Nos proporciona uma troca de experiências e conhecimentos e ajuda a fortalecer o diálogo entre os gestores e, consequentemente, a desenvolver políticas públicas que somam positivamente para os nossos municípios”.