Higienização

Governo realiza desinfecção nos municípios do Alto Acre

Com o objetivo de conter o avanço da Covid-19 no Acre, o Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa) iniciou neste sábado e domingo, 9 e 10, a desinfecção dos espaços públicos dos municípios da região do Alto Acre.

“O foco da ação dessa vez foi a região de fronteira, Brasileia, Assis Brasil e Epitaciolândia. Com o aumento exponencial do número de casos na capital e interior, é grande a preocupação do governador Gladson Cameli em baixar esse crescimento, se for o caso até com medidas mais drásticas de restrição, para evitar que muitas pessoas adoeçam ao mesmo tempo e a rede pública possa suportar a demanda. O governador comanda todas as ações e o Depasa é parceiro nessa luta para conter o coronavírus”, enfatizou o diretor-presidente do Depasa, Tião Fonseca.

Higienização evita Covid-19 e outras doenças Foto: Assessoria Depasa.

O trabalho começou com a higienização de ruas, praças e áreas externas de bancos, casas lotéricas e órgãos públicos de Brasileia. A ação reforça o trabalho de enfrentamento ao avanço da Covid-19 iniciado há 60 dias. “É de suma importância a ação feita hoje nos espaços públicos do município. Vem numa hora de grande valia. É necessário e fundamental a união das instituições. Quando o governo estende a mão amiga para a Prefeitura, a gente fica muito feliz”, disse a prefeita de Brasileia, Fernanda Hassem ao agradecer a equipe do Depasa e ao governador Gladson Cameli pelo apoio do governo no combate à Covid-19 no município.

Representantes de instituições parceiras também destacaram a importância da ação no momento em que Brasileia já registra o primeiro caso confirmado de coronavírus. “Quando um possível infectado expele ou elimina secreções, o destino é o chão, daí a importância desse tipo de trabalho nas ruas e locais públicos onde há maior aglomeração de pessoas no município”, observou o tenente PM Queiroz.

De Brasileia, as equipes seguiram rumo a Epitaciolândia e Assis Brasil, onde espaços de maior circulação de pessoas, como áreas externas de hospitais, postos de saúde, delegacias, quartéis e mercados municipais também passaram por desinfecção.

Em Epitaciolândia, a operação contou com o apoio da gestão municipal. “É um trabalho excelente. Essa higienização, com certeza vai ajudar a evitar a contaminação pela Covid-19 nos pontos de maior aglomeração, como é o caso aqui da avenida principal de Epitaciolândia, que é a Santos Dumont, praças, rodoviária e pontos de taxistas. Só temos que agradecer e parabenizar o governo pela inciativa’, disse o secretário Municipal de Meio Ambiente e Turismo, Ivan Lima, que acompanhou a operação.

O coronavírus pode permanecer por horas e até dias nas superfícies. Aplicada em conformidade com a normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a desinfecção dos espaços públicos tem sido importante estratégia adotada pelos governo e municípios para conter a proliferação do vírus causador da Covid-19.