Governo realiza curso técnico em Florestas pelo Pronatec

Alunos do curso técnico em florestas durante aula  prática (Foto: Assessoria IDM)
Alunos do curso técnico em florestas durante aula prática (Foto: Assessoria IDM)

O governo do Estado está ofertando o curso técnico em Florestas para concludentes do ensino médio da rede pública de ensino, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Nesta semana, os alunos estão construindo viveiros, por meio de coleta de sementes para a efetivação de mudas, espécies madeireiras e frutíferas.

O público de alunos é constituído de jovens moradores da área urbana e rural do estado. No fim do curso, os Técnicos em Florestas poderão trabalhar nas comunidades com o manejo florestal, reflorestamento e reconstrução de áreas degradadas, enriquecimento de áreas de florestas e assistência técnica a produtores e a órgãos governamentais e privados.

As aulas são ofertadas pelo Instituto Dom Moacyr (IDM), na Escola da Floresta – antigo Colégio Agrícola – e mediadas pelo mateiro Antônio Divino. As mudas produzidas pelos alunos são doadas para instituições públicas e também para os moradores das proximidades da escola.

Francisca Marilene, moradora do Polo Wilson Pinheiro e aluna do curso, disse que deseja engajar na área, para ajudar os produtores quanto ao manejo da floresta. “Minha família produz hortaliças orgânicas, e a gente vende numa feira em Rio Branco. As novas técnicas do curso vão ajudar muito na produção”, disse.

O Acre tem grande extensão territorial produtiva, e nos municípios muito do que é produzido pelos colonos é vendido aos órgãos governamentais e municipais para complementar a merenda nas escolas públicas.

O governo do estado investe e incentiva a formação de novos profissionais para atuação nas áreas rurais. “É muito gratificante ver o empenho das turmas em todas as atividades vivenciadas, em que o objetivo da formação é fortalecer a produção e a permanência das famílias em suas localidades”, afirma Marco Brandão, diretor-presidente do IDM.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter