Objetivo é oferecer acesso aos serviços públicos, cidadania e promoção social
Começou nesta segunda-feira, 26, o curso de formação sobre Relações de Gênero, Políticas Públicas e Economia Feminista, promovido pelo governo do Estado, através da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), na Câmara de Vereadores do município de Senador Guiomard, com mais de 40 mulheres de toda região do Baixo Acre.
O evento se estende até sexta-feira, 30. A solenidade de abertura aconteceu nesta segunda-feira, às 10 horas, com a presença dos secretários de Produção Familiar, Lourival Marques, e de Políticas para as Mulheres, Concita Maia. “O objetivo do governo do Estado é oferecer acesso aos serviços públicos, cidadania e promoção social e resgatar a autoestima das produtoras e trabalhadoras rurais”, disse Lourival Marques.
A programação toda foi elaborada com temas relevantes ao universo feminino. “Com isso vamos proporcionar às participantes informações importantes que possibilitem o exercício digno da cidadania”, acredita Lourival Marques. Durante cinco dias as mulheres vão assistir a palestras sobre variados temas, como Relações de Gênero, Políticas Públicas, Economia Solidária, associativismo e cooperativismo rural, a mulher e a extensão rural, crédito rural para mulheres rurais e outras. A programação se encerra com a palestra sobre Propostas de Ações de ATER para a Mulher Rural para 2012, na sexta-feira, 30.
Além das palestras e discussões sobre temas relacionados às mulheres rurais, também haverá uma programação especial como um city tour por Rio Branco, dia de beleza com corte de cabelo e manicura, emissão de documentação civil básica e noites culturais.
“As trabalhadoras rurais merecem uma atenção especial. São mulheres que se dedicam às suas famílias e à produção rural, que contribuem com seu árduo trabalho para o desenvolvimento do nosso Estado, e nada mais justo que reconhecer esse trabalho e proporcionar a elas esse momento de promoção social”, finalizou a secretária de Políticas para as Mulheres, Concita Maia.
No governo Tião Viana, a implantação de um conjunto de políticas públicas desenvolvidas para promover cidadania e geração de renda para mulheres rurais tem apresentado resultados já nesses primeiros meses. As ações vão desde acesso a crédito à política fundiária com distribuição de lotes nos Polos Agroflorestais.
“Em relação à assistência técnica, buscamos elevar o número de mulheres que participam de capacitação e aprofundamento de conhecimentos técnicos da produção agrícola”, avalia o secretário de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar, Lourival Marques, anunciando que o planejamento prevê a realização de cursos e capacitações voltados para as mulheres trabalhadoras rurais como de Horticultura, Fruticultura, Artesanato, Produção de Mudas Frutíferas e outros 20 cursos de atividades não-agrícolas para as mulheres rurais.