Governo realiza consulta pública em Cruzeiro do Sul para discutir ações do Proser

Equipe do governo faz mobilização em Cruzeiro do Sul convidando para consulta pública (Foto: Onofre Brito)

Equipe do governo faz mobilização em Cruzeiro do Sul convidando para consulta pública (Foto: Onofre Brito)

O governo do Estado vai promover na próxima sexta-feira, 22, em Cruzeiro do Sul, consulta pública relacionada ao Programa de Saneamento Ambiental e Inclusão Socioeconômica do Acre (Proser).

Segundo a assessora do governo, Janete Ponce, que participa da mobilização para o evento, a população do município poderá participar, sugerir e questionar as ações do governo nos eixos de atuação, educação, saúde e produção sustentável. Para isso, ela conta que estão sendo convidados variados segmentos da sociedade, como a União Municipal de Associação de Moradores (Umam), vereadores, secretarias do governo, associação comercial e associação dos microempresários. “O importante é que as pessoas não percam o tempo do debate, porque as ações acontecerão e com a participação popular elas serão mais acertadas.”

Proser

O Proser tem por objetivo promover a inclusão socioeconômica e ambiental de áreas isoladas e vulneráveis e será executado em três áreas: a primeira refere-se à continuidade das áreas já contempladas pelo Proacre; a segunda está relacionada aos municípios de Santa Rosa do Purus, Porto Walter, Jordão e Marechal Thaumaturgo, denominados municípios isolados que serão beneficiados com ações de saneamento integrado e atividades de geração de renda; a terceira área beneficiada é a zona urbana de Cruzeiro do Sul, com ações de esgotamento sanitário. As ações relacionadas aos serviços de educação e saúde serão realizadas nos 22 municípios, principalmente nas áreas rurais.

Em Santa Rosa do Purus a consulta pública foi realizada na segunda feira, 18; em Jordão, a reunião acontece hoje, terça-feira, 19; no dia 20, quarta-feira, a consulta ocorrerá em Marechal Thaumaturgo; no dia 21, quinta-feira, será a vez de Porto Walter. Todas as audiências são realizadas no horário das 08 h às 12 h. Em Cruzeiro do Sul, o encontro será realizado no auditório do Centro de Educação Permanente (CEDUP), dia 22 das 8 h às 12 h.

Proacre

O Programa de Inclusão Social e Desenvolvimento Econômico Sustentável (Proacre) foi criado pelo governo do Estado em 2009 visando a melhoria de vida do cidadão, atendendo prioritariamente as comunidades localizadas em áreas rurais com maior necessidade de acesso aos serviços básicos de educação, saúde e produção familiar e nas áreas urbanas em regiões com graves problemas de saneamento, saúde, segurança e riscos ambientais.

De lá para cá, o Proacre apresentou resultados satisfatórios: 2.769 novas matrículas de crianças entre 4 e 5 anos de idade; 6.938 novos alunos de 5º ao 9º ano e 5.199 de Ensino Médio recebem educação em comunidades isoladas por meio do Programa Asas da Florestania; 178.115 procedimentos médicos e de enfermagem, 75.792 consultas médicas e 5.558 consultas de pré-natal realizados  em comunidades isoladas através das equipes do PSF Móvel; 654 produtores beneficiados com ações de Fomento à Comercialização da Produção Sustentável; 16 planos de Gestão das Terras Indígenas e 100 Planos de Desenvolvimento Comunitário (PDCs) elaborados e em processo de  implementação, além de 42 Agentes de Desenvolvimento Comunitários capacitados e 58 em formação.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter