Governo realiza coleta de dados para execução de projetos de melhorias do abastecimento de água no interior do estado

Como parte do plano de trabalho para o segundo quadrimestre do ano, o governo do Acre, por meio do Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa), iniciou esta semana a atualização de dados para embasar projetos de ampliação e melhorias dos serviços de saneamento básico no interior do estado.

O trabalho começou com visita técnica à unidade do Depasa no Bujari, nesta segunda-feira, 7. Acompanhada do diretor executivo do Depasa, Evilando Achaad e do prefeito do município, Evaldo Teles, o Padeiro, a presidente do Depasa, Waleska Bezerra, verificou a parte estrutural e coletou informações para o planejamento das ações com vistas a melhorias do sistema de abastecimento de água na localidade.

Governo realiza coleta de dados para execução de projetos de melhorias no sistema de abastecimento de água no Bujari. Foto: Clemerson Ribeiro/Depasa

“Pudemos perceber que é uma estrutura antiga, que já precisa de manutenção predial, e investimentos também, para melhorar a captação e distribuição de água”, observou a presidente do Depasa, Waleska Bezerra, já mobilizando equipe técnica para elaboração de projeto detalhado de melhorias do sistema de água do Bujari. “O primeiro objetivo aqui é identificar demandas urgentes, para que possamos solucionar de imediato, bem como realizar ações para médio e longo prazo”, enfatizou.

Atualmente, o sistema de abastecimento de água do Bujari conta com captação e estação de tratamento com capacidade para tratar até 30 litros por segundo, quantidade suficiente para atender a necessidade de consumo do município. O Igarapé Redenção é o manancial que abastece a cidade.

A ampliação do açude e reforço da barragem da área onde está instalada a captação foi uma das primeiras medidas da gestão Gladson Cameli, com o objetivo de evitar o racionamento durante o período de estiagem. O abastecimento é regular, dia sim dia não. Os próximos investimentos devem contemplar melhorias na captação, manutenção predial e ampliação da rede de distribuição.

Durante a visita do Depasa no Bujari, o prefeito “Padeiro” destacou a importância do trabalho em parceria e se colocou à disposição para somar às ações do governo do Estado, com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços do Depasa no município. “A vinda da presidente aqui soma, para que a gente possa se juntar e fazer o melhor para a população”, observou o prefeito.

 

 

 

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter