Governo realiza Aula Inaugural da Primeira Turma em Gerenciamento de Projetos para o Setor Público

Abertura acontece na tarde desta terça-feira, em Rio Branco. Técnicos irão aprender a metodologia do Sistema Integrado de Monitoramento

O Governo do Estado, através da Secretaria de Planejamento, realiza na tarde desta terça-feira, 31, às 17 horas, a cerimônia da Aula Inaugural da Primeira Turma em Gerenciamento de Projetos para o Setor Publico. Participarão do Curso, 45 Coordenadores de Plano e Gerentes de Projetos de 34 Secretarias Setoriais, diretamente envolvidos com o Sistema Integrado de Monitoramento – SIM.

O Curso faz parte do processo de “Evolução da Gestão Pública no Acre”, através da implementação do Sistema Integrado de Monitoramento – SIM e formação de capital social do quadro do Governo, visando melhorar a capacidade operacional, a eficiência e a qualidade dos serviços públicos oferecidos à população acriana.

O SIm é uma ferramenta de governo inovadora na gestão de projetos, que de forma integrada e descentralizada, possibilita a modernização e melhoria do processo de gerenciamento, maior transparência na administração e melhor qualidade nos serviços e produtos oferecidos à população acriana.

Hoje, consta na base de dados do SIM um portfólio de 700 obras e 140 projetos distribuídos em 30 programas estruturantes, alimentada diretamente pelas equipes setoriais, de qualquer ponto conectado a intranet do Governo.

As informações lançadas no SIM são automaticamente sistematizadas em demonstrativos gráficos e relatórios dinâmicos que podem ser gerados conforme a demanda de cada gestor, através de um sistema de filtros e agrupamentos.

A metodologia de Gerenciamento de Projetos do Governo do Acre garantiu o alinhamento das políticas públicas aos objetivos estratégicos de Governo, possibilitando o aumento da eficiência na implementação das ações e ampliação da capacidade operacional de gestão, consequentemente, o sucesso do projeto e a oferta de serviços públicos básicos de qualidades para todos.

SIM – A adoção do Sistema trouxe novas práticas gerenciais, maior confiabilidade e transparência para o Governo e parceiros/financiadores, uma vez que aumenta a possibilidade de sucesso dos projetos, através do seu monitoramento intensivo, centralizado em uma base de dados única, possibilitando uma visão sistêmica do portfólio, tornando o processo de tomada de decisões mais ágil e eficaz.

Esta dinâmica torna-se referência no Brasil, vez que constitui-se em modo célere e moderno de gerir ações de governo como grandes projetos. Em outras palavras, trata-se de uma profunda reforma do Estado alicerçada nos princípios do planejamento estratégico universal, alinhado a metodologia do PMI, os quais proporcionam a descentralização das decisões e melhoram os caminhos a serem percorridos pelas ações públicas em vista do bem comum.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter