Saúde Itinerante Especializado

Governo realiza atendimentos às pessoas com autismo em Cruzeiro do Sul

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), realiza durante os dias 26, 27 e 28 deste mês, em Cruzeiro do Sul, atendimentos voltados à pessoa com deficiência intelectual, com ênfase no Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Na primeira ação voltada à pessoa com TEA no Juruá, serão efetivados mais de 700 atendimentos. Foto: Marcos Santos/Secom

A iniciativa, que é coordenada pela Diretoria de Redes da Sesacre, tem o objetivo de fortalecer a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência na região e conta com a parceria da Prefeitura municipal e do Departamento de Atenção Ambulatorial Especializado e Hospitalar do Estado.

“Esses serviços têm sido de grande relevância ao acreano. Os assistidos mostram gratidão por todo o trabalho, que é coordenado pela titular da pasta, Paula Mariano”, enfatizou a coordenadora regional da Sesacre, Catiana Rodrigues, ao falar dos atendimentos.

Coordenadora reforça que, apesar do Itinerante, os atendimentos seguem no sistema de regulação do Estado. Foto: Marcos Santos/Secom

A equipe multidisciplinar que foi enviada ao município conta com pediatra, neuropediatra, geneticista especialista em saúde da família, neuropsicólogo, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, nutricionista, enfermeiro e assistente social. A meta é prestar uma média de 732 assistências.

Equipe conta com os melhores profissionais que atuam na área no Estado. Foto: Marcos Santos/Secom

População agradece

Renato da Silva França foi diagnosticado com autismo quando tinha um aninho de idade. Agora, quatro anos depois, sua mãe Dinalva Souza de França o trouxe ao mutirão de atendimentos do Saúde Itinerante Especializado para efetuar a segunda consulta com um neuropediatra. “É um momento muito importante porque moramos numa região de pouco acesso a benefícios. Quando vejo meu menino sendo atendido bem pertinho de casa, penso que se trata de uma grande vitória para todos nós”, celebrou.

Famílias agradecem ao Estado. Foto: Marcos Santos/Secom

Andreina da Silva Muniz veio de Mâncio Lima para consultar a filha, Aila Manuela Oliveira, no Saúde Itinerante Especializado. Foram 38 km percorridos até Cruzeiro do Sul para receber diagnóstico de um geneticista para a filha autista. “Eu não teria condições de viajar para tratar a minha filha. Eu agradeço a Deus por mandar essas pessoas aqui”, destacou.

Lançamento dos atendimentos no Juruá

O mutirão de atendimentos é realizado na sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), localizada na Avenida Lauro Muller, no Bairro Formoso. No ato de lançamento da edição, também estiveram presentes a primeira-dama de Cruzeiro do Sul, Lurdinha Lima; a promotora de Justiça, Manuela Canuto; Domisy Vieira, coordenadora da Rede de Cuidados à Pessoa Com Deficiência; a chefe do Departamento de Atenção Ambulatorial Especializado e Hospitalar, Janaína Negreiros; Peter Rogers Nogueira, presidente da Associação de Pais e Amigos de Pessoas com Autismo em Cruzeiro do Sul; e outros membros de pastas e autarquias do governo.

Lançamento da 3ª edição do Saúde Itinerante para pessoas com autismo aconteceu nesta sexta-feira, 26, em Cruzeiro do Sul. Foto: Marcos Santos/Secom

Domisy Vieira lembra que os atendimentos são resultados de uma série de ações executadas pela Sesacre, desde 2021, para fortalecer a Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência no Juruá. “O Estado está aqui para garantir maior acesso à Saúde para a população, pois esse projeto pretende percorrer os municípios”, pontuou a coordenadora.

Lurdinha Lima reforçou o apoio do município à política inovadora do Estado. “Parabenizamos o governo pela relevância dessa ação. Trata-se de uma parceria primordial, pois estamos orgulhosos em fazer parte deste projeto, que vai melhorar a vida de tantos cruzeirenses. Essa é uma causa muito justa e o apoio às crianças autistas e seus familiares está vindo”, ratificou a primeira-dama.

“É uma parceria primordial”, destaca Lurdinha Lima. Foto: Marcos Santos/Secom

O que disseram

Janaína Negreiros. Foto: Marcos Santos/Secom

“Esse projeto nasceu de um clamor que emanava dos municípios e entendemos que é o início de um trabalho que será aprimorado. O nosso desejo é que seja um benefício permanente. Para isso, nos esforçamos e o resultado disso está aqui: temos o que há de melhor no Estado envolvido neste projeto”, Janaína Negreiros, chefe do Departamento de Atenção Ambulatorial.

Meirycler Padilha. Foto: Marcos Santos/Secom

“É um momento ímpar e único. A educação do Estado também abraça essa causa”, Meyricler Aglair Padilha, representante da Secretaria de Educação.

Peter Rogers Nogueira. Foto: Marcos Santos/Secom

“Hoje estamos realizando um sonho. O diagnóstico ainda é um grande desafio para pessoas com autismo na região. É uma conquista imensurável”, Peter Rogers Nogueira, presidente da Associação de Pais e Amigos de Pessoas com Autismo de Cruzeiro do Sul.

Carem Lima. Foto: Marcos Santos/Secom

“As ações em prol da pessoa com deficiência tem que ser uma causa de todos. Parabenizo o governo do Estado pela iniciativa”, Carem Lima, diretora da Apae.