Representantes da Coordenadoria de Direitos Humanos da Secretaria Estadual de Políticas para Mulheres (SEPMulheres) se reuniram na terça-feira, 17, em Sena Madureira, com a equipe do Centro de Referência de Atendimento à Mulher do município, para realizar oficinas sobre a violência praticada contra as mulheres, a Lei Maria da Penha e a Rede de Atendimento às Vítimas.
O objetivo é proporcionar o suporte técnico ao trabalho do Centro de Referência, para qualificar os seus colaboradores no que se refere ao atendimento à mulher em situação de vulnerabilidade.
Com os esforços do governo do Estado, por meio da SEPMulheres, e o apoio do governo federal, via Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, o Centro de Referência de Sena Madureira está se preparando para dar início aos atendimentos. Uma nova sede está sendo reconstruída e será contemplada com um carro utilitário para ajudar nas atividades diárias dos profissionais, que terão uma estrutura adequada para oferecerem um serviço de qualidade às mulheres que necessitarem de atendimento.
“O fortalecimento dos Centros de Referências é uma das metas que está sendo desenvolvida, em todos o Estado, pela SEPMulheres. Pretendemos, com os postos de atendimentos, levantar as estatísticas dos índices de violência contra a mulher nos municípios, para que através desses indicadores possamos avaliar e aperfeiçoar as ações de prevenção”, afirmou a coordenadora de Direitos Humanos da SEPMulheres, Joelda Pais.
Segundo a coordenadora do Centro de Referência de Sena Madureira, Jaira Azevedo de Farias, a capacitação oferecida pela SEPMulheres deu à equipe uma base orientadora para o início da realização das atividades. “Vamos começar formando os grupos de mulheres nos bairros, para proporcionar rodas de conversas e compartilhamento de problemas, ajuda mútua, enfim, dar suporte à rede comunitária das mulheres do nosso município”, disse a coordenadora.
Para a secretária da SEPMulheres, Concita Maia, o Pacto Nacional de Enfretamento à Violência contra a Mulher, uma ação que está sendo desenvolvida no governo Dilma Rousseff, possibilita ao Acre acesso aos recursos necessários para o fortalecimento, não apenas dos Centros de Referência do Estado, mas de toda a Rede de Atendimento às Mulheres.
“Nós entendemos que é necessário fazer essa atividade junto ao público feminino vitimado, mas ao mesmo tempo reconhecemos a fundamental importância de trabalharmos na propagação da prevenção. É nesse sentido que a SEPMulheres, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, promoverá nas escolas da rede pública oficinas educativas voltadas para fim da violência doméstica. Com essa medida, almejamos transformar a mentalidade dos jovens para que assim possamos promover essa nova cultura da paz, na qual acreditamos ser possível”, enfatizou Concita Maia.
As oficinas de capacitação para os profissionais ligados à Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência estão sendo realizadas nos cinco municípios do Estado que possuem sede dos Centros Referência – Cruzeiro do Sul, Feijó, Sena Madureira, Rio Branco e Brasileia –, visando o aprimoramento e melhoramento dos serviços de gênero de utilidade pública.