Governo realiza ação com pessoas em situação de rua

Servidores voluntários ajudam na alfabetização das pessoas em situação de rua (Foto: Stalin Melo)

O gabinete da vice-governadora Nazareth Araújo e a Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), por meio do Programa Quero Ler, realizaram nesta sexta-feira, 1, uma ação conjunta com pessoas em situação de rua no centro de Rio Branco, próximo ao Terminal Urbano da capital.

Desde 2015, o gabinete da Vice Governadoria executa o projeto “Dignidade e Autonomia para Pessoas em Situação de Rua”, realizado com outras secretarias, como a da Gestão Administrativa (SGA) e de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh).

Nesta fase do projeto, o Programa Quero Ler contribui para a alfabetização dessa população. Diariamente, servidores voluntários vão às ruas para dar aulas a essas pessoas. Susie Lamas, chefe da Divisão de Drogadição e População em Situação de Rua da Vice Governadoria, explica que o projeto trabalha com políticas para essa população.

“Houve um momento em que capacitamos servidores voluntários da SGA em espaços públicos. Com a Sejudh elaboramos o plano estadual de políticas para pessoas em situação de rua, e agora temos esta parceria com o Programa Quero Ler”, explica Susie.

O subsecretário de Alfabetização da SEE, professor Evaldo Viana, participou da ação e destacou que o governo do Estado leva a alfabetização também para essa população de rua. “Essas pessoas nos recebem de braços abertos, com muita alegria. Elas participam das aulas e já temos um resultado muito positivo”, afirma.

As aulas, realizadas diariamente, utilizam o método Paulo Freire, segundo o qual a experiência e a vivência das pessoas são aproveitadas no processo de ensino-aprendizagem. A coordenadora de Humanização da SEE, Ednilza Rocha, explica que o conhecimento do aluno é sistematizado pelos professores. “O método Paulo Freire funciona in loco, a gente vê a capacidade e a experiência de vida de cada um”, destaca.

O projeto tem mudado a vida dessas pessoas. Uma delas é Manoel Ferreira da Costa. Natural de Boca do Acre (AM), ele está tendo a vida transformada pelo apoio do governo do Estado. “Estou participando das aulas e gostando muito. Essas pessoas têm muito carinho com a gente e agora estou melhorando. Andava todo sujo, desarrumado, mas hoje é diferente, o projeto está me ajudando muito”, disse.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter