Governo realiza a formação para 160 novos profissionais em Porto Acre

Na última semana, o governo do Estado realizou em Porto Acre a formação de 160 profissionais nas áreas de preparador de doces e conservas, pedreiro, roçador, e montagem e manutenção de computadores. A qualificação se deu por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Mulheres da Vila do V que participaram do curso de preparador de doces e conservas. A comercialização é o próximo passo (Foto: Assessoria IDM)

Mulheres da Vila do V que participaram do curso de preparador de doces e conservas. A comercialização é o próximo passo (Foto: Assessoria IDM)

Foram contempladas as comunidades da Vila do V, Vila do Incra e do Assentamento Tocantins (área rural de Porto Acre). Em uma semana será iniciado o curso de derivados do leite para as moradoras do assentamento.

O governo do Acre tem desenvolvido ações de incentivo à profissionalização em todo o Estado. No mês de outubro, deu início em 12 municípios, inclusive Porto Acre, ao curso técnico em Enfermagem. As pessoas têm se mostrado bastante satisfeitas com a oportunidade de realizar a qualificação.

Em 2013 foram destinadas a Porto Acre 530 vagas em cursos técnicos e de Formação Inicial e Continuada. Segundo o diretor-presidente do IDM, Marco Brandão, o governador do Estado tem intensificado a formação profissional nos 22 municípios, proporcionando a inclusão socioprodutiva, em que muitas famílias estão provendo sua renda e melhorado a qualidade de vida por meio das diferentes qualificações.

Os cursos são ofertados pelo Instituto Dom Moacyr (IDM), por meio da Escola da Floresta Roberval Cardoso. A área de capacitação em doces e conservas está sob a coordenação da engenheira agrônoma Paula Freitas, coordenadora da área de agroindústria.

Maria do Socorro Pontes, do Assentamento Tocantins, que fez o curso de doces e conservas, disse que aproveitou os produtos da região e da safra. “Às vezes a gente chegava a jogar muita coisa fora, agora, preparando as conservas, dura muito mais tempo e fica bem saboroso. Pretendo comercializar no mercado da Vila do V”, afirmou.

Rodrigo de Oliveira, formando do curso de pedreiro da Vila do V, já cursou também eletricista, e na segunda-feira, 11, vai começar a trabalhar nas obras da Cidade do Povo. “Fazer o curso foi fundamental para eu conseguir um emprego. O nosso governador tem ajudado muito quem precisa.”

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter