Governo reafirma apoio aos produtores rurais da Transacreana

José Lima cultiva cultiva couve, cebola de palha, coentro, alface, jambu e chicória (Foto: Leônidas Badaró)
Em sua propriedade, José Lima cultiva cultiva couve, cebola-de-palha, coentro, alface, jambu e chicória (Foto: Leônidas Badaró)

José Lima, 48 anos, é um exemplo de produtor familiar que tira da agricultura o sustendo da família e colabora para que verduras e legumes frescos e de ótima qualidade cheguem à mesa da população de Rio Branco.

O produtor é morador da Estrada Transacreana, no quilômetro 36. Em uma área de três hectares, ele cultiva couve, cebola-de-palha, coentro, alface, jambu e chicória. Chega a comercializar R$ 2 mil por semana com a venda de sua produção.

Junto com outras 48 famílias que fazem parte da Associação de Produtores Rurais Árvore Viva, José conversou na manhã desta segunda-feira, 23, com o secretário de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar, Glenílson Figueiredo.  Em pauta, o fortalecimento da parceria entre o governo do estado e os produtores familiares dessa comunidade.

As famílias da localidade produzem milho, mandioca, banana, verduras, hortaliças, polpas de frutas, e criam peixes e aves.

Secretário de Produção discutiu com os produtores as ações prioritárias para a comunidade (Foto: Leônidas Badaró)
Secretário de Produção discutiu com os produtores as ações prioritárias para a comunidade (Foto: Leônidas Badaró)

“Nós já temos bastante ajuda do governo, mas ainda precisamos de mais apoio. Tenho certeza de que depois dessa reunião com a Seaprof muitas outras portas vão se abrir para a nossa comunidade”, afirma Rozilene Teles, presidente da Associação de Moradores Árvore Viva.

Algumas demandas dos produtores, como a cobertura das hortas, já vão ser resolvidas de imediato. Glenílson Figueiredo destaca que será feito um levantamento das necessidades dos produtores rurais, e a própria comunidade deve decidir o que é prioridade na parceria com o governo do estado.

“Aqui a gente percebe que eles são organizados e têm a disposição para produzir. Vamos planejar juntos e atender as reivindicações da comunidade dentro das nossas condições”, destaca o gestor da Seaprof.