Governo quer garantir o abastecimento do Juruá no período chuvoso

Tráfego vai ser mantido na Variante, e comunidade do Miritizal terá acesso garantido

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Além do serviço que vai manter a ligação entre Rodrigues Alves e Cruzeiro do Sul, o Deracre vai também aprontar a descida da Variante até a Escola para garantir o acesso da população local até Cruzeiro do Sul pela Ponte do Juruá (Foto: Flaviano Schneider)

Convidado pelo presidente da Associação Comercial do Alto Juruá, Marcos Venício Alencar, o diretor do Deracre, Marcus Alexandre, reuniu-se em Cruzeiro do Sul com empresários para informar as determinações do órgão em relação à BR-364, já que as fortes chuvas que caem desde setembro começam a prejudicar o trânsito de veículos.

Segundo Marcus Alexandre, a partir de terça-feira, dia 25, começa a restrição de carga no trecho entre Manoel Urbano e Feijó. No trecho somente serão permitidos veículos com peso bruto total de sete toneladas, que corresponde a um caminhão 3/4 com quatro toneladas de carga. Carros leves e ônibus continuam transitando normalmente.

"É um momento de trabalho intenso e temos que aproveitar ainda cada minuto desse verão e pedir a colaboração dos transportadores para que eles possam concluir seus fretes até o dia 25 e retornar à cidade de origem até o dia 30, para que a gente preserve a estrada", explicou Marcus Alexandre.

Do dia 25 ao dia 30, os caminhões pesados que estiverem em trânsito no Vale do Juruá, provenientes de outras regiões do país, poderão sair, assim como os caminhões do Vale do Juruá que estiverem na região do Vale do Acre poderão retornar. "Esse período de cinco dias é que a gente chama de ‘operação volta para casa’", disse o diretor do Deracre.

Abastecimento garantido

Na reunião com empresários ficou delineado um plano para manter o abastecimento mesmo com as restrições entre Manoel Urbano e Feijó. Os empresários da região já estão se preparando e alguns, montando uma estrutura de apoio em Feijó e Manoel Urbano. Isso porque, desde a divisa do Acre com Rondônia, passando por Rio Branco até Manoel Urbano e de Feijó até Cruzeiro do Sul, não há restrição de carga.

Para Marcus Alexandre, a tendência é de que nesses trechos sejam utilizados caminhões maiores, e em Feijó e Manoel Urbano se faça o transbordo da carga para caminhões de até sete toneladas. "Os empresários estão se preparando. Temos uns dez dias para  organizar isso e manter o abastecimento de todo o Juruá. Nossos principais objetivos são garantir o acesso das pessoas e um custo de vida baixo no Vale do Juruá", disse Marcus Alexandre.

Dois trechos especiais

Há dois segmentos na rodovia que ainda requerem atenção especial. Um deles é próximo ao Jurupari. Em cerca de 30 quilômetros será feito um tratamento provisório para suportar o trânsito no inverno. Marcus Alexandre informa que em 16 quiômetros o trabalho já foi feito e, para concluir o tratamento nos 14 quilômetros restantes, são necessários pelo menos sete dias de sol. No outro trecho próximo a Manoel Urbano (lote 4), o Deracre está trabalhando para garantir o tráfego.

"Todo o esforço dos próximos dias é para a que a gente possa fazer esse tratamento provisório nesse trecho próximo ao Jurupari, para que a gente não tenha que fechar a estrada. Na próxima semana o governador Tião Viana vem pessoalmente acompanhar a obra, trecho a trecho, para então, se a gente conseguir vencer essa última barreira próximo ao Jurupari, anunciar como vai permanecer a estrada, a partir do início do inverno", disse Marcus Alexandre.

Variante


Marcus Alexandre ainda se reuniu com a empresa responsável pelo asfaltamento da Variante, a Meta, e ficou decidido que não vai mais ser feito nenhum tipo de desvio naquele trecho rodoviário de 12 quilômetros que liga Cruzeiro do Sul até a BR-364. Os desvios vinham causando transtornos, mas eram necessários porque a base em solo cimento requer um tempo de cura.

No trecho da Variante ainda por asfaltar será retirado o material saturado pelas chuvas, compactado e feito um tratamento provisório para garantir o acesso no inverno. "A população pode ficar tranquila. Bastam quatro dias de sol daqui para a próxima semana para a empresa fazer esse trabalho com imprimação e com brita, para a que a gente tenha acesso pela Variante durante todo o inverno, e no verão do ano que vem concluir.

O diretor do Deracre deixa também um aviso importante para a comunidade do Miritizal. Além do serviço que vai manter a ligação entre Rodrigues Alves e Cruzeiro do Sul, o Deracre vai também aprontar a descida da Variante até a Escola para garantir o acesso da população local até Cruzeiro do Sul pela Ponte do Juruá.

Entrada de Tarauacá

Na chegada a Tarauacá, havia um trecho problemático de 19,8 quilômetros que causou problemas nos dois últimos invernos. Agora ele está praticamente concluído, faltando apenas dois quilômetros. A previsão do diretor do Deracre é de que o trecho esteja terminado até sábado, 22. Ele comentou que neste ano no mês de setembro choveu três vezes mais que em setembro do ano passado, e no mês de outubro a chuva até agora não deu folga. Por isso, a conclusão total dos serviços na BR-364 fica para 2012.   

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