Governo proporciona Qualificação Ampliada para participantes do curso de mecânica

São 22 mulheres que a partir de agora serão orientadas a montar seu próprio negócio

oficina_de_economia_solidria_para_alunas_do_curso_mecnica_com_batom.jpg

Mulheres vão participar de curso de qualificação ampliada (Foto: Assessoria SEPMulheres)

“Qualificação ampliada” foi a decisão unânime das participantes do curso “Mecânica com Batom”. Na última semana as alunas se reuniram na Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres (SEPMulheres) para uma oficina de Economia Solidária.

A partir de agora, essas 22 mulheres vão vivenciar a etapa de estágio tendo como desafios o mercado de trabalho e o combate ao preconceito. O estágio é uma fase importante de aprendizado e para essas mulheres configura a “qualificação ampliada”, na qual as participantes que viviam em situação de desemprego ganham experiência e continuam se profissionalizando.

“A possibilidade de continuar o curso com um estágio é a melhor opção para nós. Porque vai ser possível ter mais tempo de prática, o que vai nos dar mais segurança para então seguir em frente com nosso trabalho”, afirma uma das alunas, Antônia Antônio.

Após a conclusão da “qualificação ampliada”, elas seguem para a etapa de montar o próprio negócio. A coordenadora de Inclusão Socioprodutiva da SEPMulheres, Maria das Dores Miranda, explica que na Economia Solidária o mais importante não é o lucro. “É preciso enfatizar o trabalho coletivo. Assim, além da geração renda, uma atividade cria igualdade entre o homem e a mulher e promove um ambiente socialmente justo e sustentável”, disse a coordenadora.

Para a secretária de Políticas para as Mulheres, Concita Maia, o Estado está cumprindo seu papel no encaminhamento das mulheres ao mercado de trabalho por meio da SEPMulheres. “É bonito vermos tantas mulheres unidas pela vontade de vencer. O governo do Estado fortalece o desenvolvimento social, a geração de renda e a valorização da mulher, dando bases para que isso ocorra com o ações positivas”, comenta a secretária.

O “Mecânica com Batom” é um curso de mecânica em motocicleta para mulheres que ocorreu em Rio Branco e teve duração de quinze dias. A capacitação foi oferecida pelo governo do Estado, por meio da SEPMulheres, Detran-Ac e SEPEN, em parceria com o Senat.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter