Governo propõe ações e investimentos para Assis Brasil

O governador garantiu ações na área de infraestrutura, educação, produção e saúde para Assis Brasil (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Governador garantiu ações na área de infraestrutura, educação, produção e saúde para Assis Brasil (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O governador Tião Viana se reuniu na Casa Civil com lideranças comunitárias e políticas de Assis Brasil nesta quarta-feira, 22. Durante o encontro, mediado pela deputada estadual Leila Galvão, Tião Viana propôs ações e investimentos para a cidade e comunidades mais distantes, como o Icuriã. Participaram da agenda os vereadores Isaías Flores e Ivelina Araújo e os titulares da Secretaria de Articulação Institucional (SAI) e do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre).

Entre as propostas do governo para a cidade, constam ações na área de infraestrutura, educação, produção e saúde. O governador sinalizou um trabalho forte na infraestrutura dos ramais com o uso da brita pedra-rachão em pontos críticos, como a ladeira do São Pedro no Icuriã, para garantir a trafegabilidade. “Será o fim da preocupação com os ramais”, garantiu o governador.

O coordenador do Conselho Nacional das Populações Extrativistas, José Rodrigues, agradeceu a atenção do governo e pediu o apoio em outras ações. “Precisamos da infraestrutura do polo de divisão para que comece a funcionar a partir de maio”, pediu.

Tião Viana colocou o Deracre à disposição para avançar na fiscalização e disponibilização de máquinas para a realização dos trabalhos necessários. Segundo Rodrigues, a ação irá oportunizar, além da trafegabilidade das pessoas, o transporte de volumes essenciais, como a merenda escolar.

Durante a reunião várias ações foram acordadas (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Durante a reunião, várias ações foram acordadas (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O coordenador agradeceu ainda o apoio do governo no fortalecimento da cadeia produtiva da borracha. “Esse projeto mudou a qualidade de vida dos extrativistas com a produção do FDL [folha defumada a líquido] e o apoio na subversão de R$ 0,70 para R$ 3,50 na venda, o que faz uma diferença expressiva, além da alocação de recursos para comprar e pagar esse produto na hora”, contou.

O governador garantiu ainda levar, durante o verão, um atendimento prioritário do Saúde Itinerante para mutirões de atendimento médico nas comunidades de Assis Brasil.

Avanços na piscicultura e na suinocultura

O governador Tião Viana afirmou que irá tratar com a Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) para proceder com a construção de 50 tanques de piscicultura para o Icuriã. Além disso, a equipe técnica da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Acre (Emater) irá auxiliar os criadores na elaboração de projetos para liberação das linhas de créditos pelas instituições financeiras.

A deputada Leila Galvão viabilizará junto ao governo e às empresas fruto de parceria público-privada comunitária para que Assis Brasil avance na criação de suínos. “Isso demonstra o compromisso que o governo tem com Assis Brasil, um município que precisa desse olhar do poder público. Os investimentos sinalizados são essenciais para ampliar as oportunidades”, declarou a deputada.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter