Proteção

Governo promove seminário sobre erradicação do trabalho infantil

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (Seasd), promove nesta quinta-feira, 29, o 1º Seminário Estadual do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), no auditório da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), em Rio Branco.

O objetivo do evento é unir instituições e gestores da rede de assistência dos 22 municípios do estado, para discutir formas de prevenir e combater o trabalho infantil no Acre, além de cumprir a meta da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que é eliminar o trabalho infantil até 2025.

No evento, crianças fizeram apresentação de capoeira. Foto: Pablo Araújo/Seasd

Para o titular da Seasd, Alex Carvalho, esse é o melhor momento para somar forças e construir ações efetivas para a erradicação do trabalho infantil. “Todo o nosso esforço de hoje é para tirar do papel as políticas públicas e ajudar crianças e adolescentes a crescerem e serem cidadãos de bem, tendo registros infantis daquilo que eles precisam viver na idade certa”, ressaltou.

Mesa de abertura do seminário. Foto: Pablo Araújo/Seasd

Segundo a palestrante do evento e secretária executiva do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), Katerine Volcov, a maior incidência de trabalho infantil se concentra no campo.

“Queremos, com essa palestra, mobilizar os técnicos para atuarem no enfrentamento ao trabalho infantil em seus municípios”, ressaltou.

Palestrante do evento,  Katerine Volcov. Foto: Pablo Araújo/Seasd

Durante o evento houve a posse dos membros do Comitê Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), com o intuito de unir estratégias para abranger todos os municípios do estado na causa.

Durante o seminário, os participantes utilizaram cata-ventos, símbolo da luta pela erradicação do trabalho infantil no Brasil e no mundo.