O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (Seasd), promove nesta quinta-feira, 29, o 1º Seminário Estadual do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), no auditório da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), em Rio Branco.
O objetivo do evento é unir instituições e gestores da rede de assistência dos 22 municípios do estado, para discutir formas de prevenir e combater o trabalho infantil no Acre, além de cumprir a meta da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que é eliminar o trabalho infantil até 2025.
Para o titular da Seasd, Alex Carvalho, esse é o melhor momento para somar forças e construir ações efetivas para a erradicação do trabalho infantil. “Todo o nosso esforço de hoje é para tirar do papel as políticas públicas e ajudar crianças e adolescentes a crescerem e serem cidadãos de bem, tendo registros infantis daquilo que eles precisam viver na idade certa”, ressaltou.
Segundo a palestrante do evento e secretária executiva do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), Katerine Volcov, a maior incidência de trabalho infantil se concentra no campo.
“Queremos, com essa palestra, mobilizar os técnicos para atuarem no enfrentamento ao trabalho infantil em seus municípios”, ressaltou.
Durante o evento houve a posse dos membros do Comitê Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), com o intuito de unir estratégias para abranger todos os municípios do estado na causa.
Durante o seminário, os participantes utilizaram cata-ventos, símbolo da luta pela erradicação do trabalho infantil no Brasil e no mundo.