Com o slogan “Vida Longa com Saúde e Sem Racismo”, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), realizará um seminário para debater as políticas públicas para a população negra no estado. O evento ocorrerá no dia 31 de julho, a partir das 8 horas, no auditório da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).
A Política Nacional da População Negra é resultado das propostas aprovadas na 5ª Conferência Nacional de Saúde, que consiste em ações e programas das diversas secretarias do Ministério da Saúde (MS) e seus órgãos vinculados.
Participam do Seminário gestores municipais e estaduais de saúde, conselhos de saúde, além de representantes das Unidades Municipais de Saúde e do MS. No Acre, a portaria nº 471, de 23 de julho de 2012, criou o comitê técnico de políticas das populações prioritárias, que tem como uma de suas atribuições elaborar propostas referentes à questão da equidade racial e ética na atenção à saúde.
“O Seminário irá sensibilizar os profissionais em saúde para consolidar esta política e a implantação do Plano Nacional de Saúde da População Negra, por meio das ações dos planos estaduais e municipais do Acre”, explica a coordenadora da Divisão de Políticas das Populações Prioritárias, Zilmar Cândido.
Zilmar fala ainda que a partir desse seminário será iniciado, entre outras iniciativas, um trabalho nas unidades de saúde do estado voltado para implantação da política nacional integral de saúde da população negra, priorizar a redução das desigualdades étnico racial, combater o racismo e a discriminação nas instituições e serviços do SUS, além de outros.
{xtypo_rounded2}
Programação do Seminário
Data e local: dia 31 de julho – Auditório Sefaz
7h30: Inscrição – Hino da Negritude (vídeo: Quesito cor – Uialá mulher)
8h: Mesa de abertura (cumprimentos)
8h30: Plano Nacional de Saúde da População Negra, com o médico Rui Leandro da Silva Santos/Ministério da Saúde
9h30: Debate
10h30: Cenário das Doenças Falciformes no Acre, com os médicos Joice Aragão/Ministério da Saúde e Denis Eite Fugimoto/Hemoacre/Sesacre
11h30: Debate – com o médico Pablo Rodrigo
12h: Intervalo – Tenda Cultural
14h: Racismo Institucional no Brasil – Almerinda Cunha Oliveira / Comitê Técnico
Vídeo: “Por uma infância sem racismo”
14h30: Comitê Técnico de Saúde da População Negra – Zilmar Cândido da Silva/Coordenadora estadual/Sesacre e Rucilene Félix Bernardo/Coordenadora Municipal/Semsa
15h: Debate – Coordenadora – Elza Neves
16h: Apresentação de propostas – Priscila Nunes de Aguiar
16h30: Avaliação do Evento
17h: Encerramento: Texto Sawabona – Shikoba{/xtypo_rounded2}