Governo promove reunião de comitê de apoio a migrantes

Como parte da programação da Semana do Migrante, a Secretaria de Estado de Assistência Social dos Direitos Humanos e de Políticas para Mulheres (SEASDHM) realizou na tarde da quinta-feira, 23, a 3ª Reunião Ordinária do Comitê Estadual de Apoio aos Migrantes, Apátridas e Refugiados do Estado do Acre (Ceamar).

Diversas entidades públicas participaram do encontro online. Foto: Neto Lucena/Secom

Em encontro realizado de maneira híbrida, foram discutidas questões migratórias, a interiorização dos migrantes que se encontram no abrigo do Estado e também foram apresentadas as demandas referentes ao tema, para que haja resolutividade no encaminhamento dessas pessoas.

A interiorização dos migrantes que se encontram no abrigo do Estado e também foram apresentadas. Foto: Clara Vitória/SEASDHM

Maria da Luz França, chefe do Departamento de Proteção e Defesa dos Direitos Humanos da SEASDHM e integrante do comitê, explica que essa é uma das pautas mais importantes e requeridas pelos migrantes. “Não poderíamos deixar de debater isso dentro da semana, que é uma das coisas que eles mais estão pedindo quando vamos no acolhimento na Chácara Aliança”, explicou.

Maria da Luz França destacou a importância da interiorização para os migrantes. Foto: Neto Lucena/Secom

Além de Maria da Luz, estiveram presentes na reunião representantes do Ministério Público (MPAC), da Defensoria Pública da União (DPU) e do Conselho Nacional do Tribunal de Justiça. Outras pautas ainda serão debatidas num encontro no dia 7 de julho.

Webinário

Como parte da programação, na quarta-feira, 22, também foi realizado o webinário 3ª Semana Semana Estadual de Migrantes e Refugiados, com a apresentação de painéis da SEASDHM, Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos SEASDH, MPAC, DPU, da Pastoral do Migrante e do migrante Nelson Jaime Có, natural de Guiné Bissau, e que reside no Brasil desde 2008. O encontro teve como anfitrião o titular da Diretoria de Assistência Social da SEASDHM, João Vitor Gomes, e como moderador o professor Leandro Rosa, psicólogo social e professor da Universidade Federal do Acre.

Na reunião online foram discutidas as políticas referentes aos migrantes acolhidos no estado e de garantia dos seus direitos básicos.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter