Governo promove quinzena de cirurgias de próstata em junho

O Programa Saúde do Homem em parceria com os serviços de urologia do Hospital das Clínicas (HC) e Sociedade Brasileira de Urologia vai realizar cirurgias de próstata de 15 a 30 de junho no HC (Foto: Marcelo Torres/Sesacre)
O Programa Saúde do Homem em parceria com os serviços de urologia do Hospital das Clínicas (HC) e Sociedade Brasileira de Urologia vai realizar cirurgias de próstata de 15 a 30 de junho no HC (Foto: Marcelo Torres/Sesacre)

O Programa Saúde do Homem, em parceria com os serviços de urologia do Hospital das Clínicas (HC) e Sociedade Brasileira de Urologia, vai realizar cirurgias de próstata de 15 a 30 de junho, no HC (Foto: Marcelo Torres/Sesacre)

O Programa Saúde do Homem, em parceria com os serviços de urologia do Hospital das Clínicas (HC) e Sociedade Brasileira de Urologia, vai realizar cirurgias de próstata de 15 a 30 de junho, no HC.

Segundo o coordenador do Programa Saúde do Homem (PSH), Mauro Trindade, a quinzena de cirurgias de próstata será realizada pela primeira vez no Acre.

“Estamos dando continuidade aos atendimentos secundários que a equipe do PSH realiza desde 2011 nos municípios do Estado, visando zerar as demandas reprimidas de cirurgias de próstata”, explica.

De acordo com Trindade, as cirurgias de próstata são indicadores utilizados pelo Ministério da Saúde como forma de avaliação e monitoramento do programa em todo o Brasil. A ação é destinada a homens que estão na fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os municípios de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Tarauacá, Feijó, Manuel Urbano, Sena Madureira, Assis Brasil, Brasileia e Xapuri já tiveram a implantação do programa, que capacita os profissionais locais para darem continuidade ao programa, além de já terem realizado mais de 1.200 atendimentos.

Conheça a Política Nacional de Saúde do Homem

A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem objetiva orientar as ações e serviços de saúde para a população masculina, com integralidade e equidade, primando pela humanização da atenção.

A atual política enfatiza a necessidade de mudanças de comportamento no que diz respeito à percepção da população masculina em relação ao cuidado com a sua saúde e a saúde de sua família. Considera essencial que, além dos aspectos educacionais, entre outras ações, os serviços públicos de saúde sejam organizados de modo a acolher e fazer com que o homem se sinta parte integrante deles.

A implementação da política deverá ocorrer de forma integrada às demais políticas existentes de atenção à saúde, priorizando a atenção primária como porta de entrada de um sistema de saúde universal.

Essa política tem como princípio a humanização e a qualidade, que implicam a promoção, reconhecimento e respeito à ética e aos direitos do homem, obedecendo às suas peculiaridades socioculturais.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter