Humanização

Governo promove programa de qualidade de vida no trabalho

Incentivar a qualidade de vida no trabalho é essencial para o bem-estar e a promoção da saúde dos servidores, da gestão e sociedade. Com esse foco, desde 2011, o governo do Estado, por meio da Diretoria da Humanização da Secretaria de Estado da Administração (SGA) tem desenvolvido várias iniciativas para que os servidores adotem hábitos e atitudes mais saudáveis no seu dia a dia. As atividades são coordenadas pelo Departamento de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) da SGA.

Um dos carros-chefe do departamento é a ginástica laboral. A prática é aplicada duas vezes por semana em 41 unidades. Além disso são promovidas as avaliações físicas, aulas de dança, alongamento funcional, rodas de conversas, palestras e oficinas com orientação nutricional em parceria com o Curso de Nutrição da Universidade Federal do Acre (UFAC), campanhas de saúde e etc.

O programa tem chegado a outros municípios. Em Cruzeiro do Sul, às segundas e sextas-feiras, ocorre o treino funcional, no Ginásio Jader Machado, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE).

Grupo de servidores em Cruzeiro do Sul vivenciam a prática de treinamento funcional (Foto divulgação)

Para a secretária da SGA, Sawana Carvalho, cuidar do servidor e de sua saúde é ter uma pessoa mais preparada para os desafios do cotidiano.

“A atividade física é benéfica para qualquer pessoa. O governo realiza esse trabalho de cuidar dos nossos servidores com uma visão de que seu bem-estar é importante para o bom rendimento da gestão e para a sociedade como um todo. Levamos para Cruzeiro do Sul com capacitações no ano passado e agora iniciamos as atividades laborais. Com certeza nossos colaboradores ”, disse.

Segundo a diretora de Humanização, Elineide Meireles, um dos objetivos do departamento é considerar o servidor enquanto ser humano em todas as suas dimensões, não apenas aquela tradicionalmente conhecida que é a profissional, mas também no seu ambiente familiar, lazer e emocional como uma forma de trabalhar a saúde de forma mais ampla.

“A qualidade de vida no trabalho tem como seu objetivo principal estimular o servidor a adotar hábitos e atitudes mais saudáveis em relação a sua própria saúde. Significa colocar o servidor como protagonista da sua vida. O programa traz esse convite para as pessoas refletirem e adotarem hábitos mais saudáveis”, comentou a gestora.

Ginástica laboral

São dinâmicas e exercícios físicos realizados no ambiente de trabalho, no horário de expediente, com o objetivo de melhorar a saúde, evitar lesões dos servidores por esforço repetitivo e promover a melhoria das relações interpessoais no trabalho. É uma forte ferramenta de combate ao sedentarismo, estresse, depressão e a redução da sensação da fadiga durante a jornada de trabalho.

Servidores participam das dinâmicas no ambiente de trabalho (Foto Divulgação)

Dança – aulas ocorrem às terças e quintas, às 18 horas no Casarão;

Alongamento – Segundas, quartas e sextas às 7h30 no auditório da SGA. O alongamento serve para a manutenção da flexibilidade, ou amplitude de movimento, em qualquer situação do cotidiano.

O alongamento serve para a manutenção da flexibilidade (foto divulgação)

Avaliação física

Ocorre anualmente ou bienalmente, e como o nome indica realiza um diagnóstico da situação geral de saúde do servidor, levanta indicadores (por amostragem), com recortes principais acerca da obesidade, hipertensão, tabagismo etc, bem como realiza o feedback individual e com orientação nutricional para os servidores avaliados. Até o momento já foram realizadas cinco edições da avaliação física, percorrendo mais de 20 secretarias/órgãos e envolvendo 6.073 servidores.