Governo promove políticas públicas de atenção à pessoa idosa

População idosa do Acre já ultrapassa os 54.700 pessoas, aponta IBGE (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

A população idosa do Acre registra crescimento ao longo dos últimos anos, como indicam dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2016, o Estado já contava com mais de 54.700 pessoas com idade acima de 60 anos, representando um aumento de 4,8% da população, se comparado ao ano anterior.

Para contemplar essa faixa etária da população com políticas públicas direcionadas e sensibilizar a sociedade sobre a importância da atenção à pessoa idosa, o governo do Estado tem atuado no fortalecimento e elaboração de ações que visem à melhoria da qualidade de vida dessa população envolvendo os mais diversos segmentos.

Entre as ações, está o projeto Direitos Humanos e a Pessoa Idosa: Protagonistas do Novo Envelhecer, executado pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), coordenado por Antônio Torres, Aline Dantas e Isabella Abugoche, resultado de um convênio entre a Sejudh e o Ministério de Direitos Humanos.

“A primeira etapa do projeto é uma capacitação de sete turmas, sendo três em Rio Branco e as demais em Tarauacá, Brasileia, Sena Madureira e Cruzeiro do Sul. A segunda etapa consiste numa campanha voltada para a defesa da garantia dos direitos da pessoa idosa”, detalhou o coordenador.

Antonio Torres anunciou que na quarta-feira, 14, se inicia a campanha para garantia dos direitos da pessoa idosa com um “pit stop” no semáforo do Terminal Urbano, na Avenida Ceará. “No dia 15 celebra-se o Dia Internacional de Enfrentamento da Violência Contra a Pessoa Idosa e essa atividade será em alusão a isso”, pontuou.

Quanto às capacitações, o coordenador explica que elas tinham como objetivo sensibilizar a rede de atenção à pessoa idosa. “O público-alvo eram pessoas que atuam com isso ou da comunidade. Participaram pessoas da área de saúde, assistência social. Chegamos a um total de 227 pessoas atendidas nessas capacitações”, comentou Torres.

O Instituto Dom Moacyr e secretarias do governo do Estado são parceiros da Sejudh na realização das atividades de qualificação.

Capacitações foram realizadas em Rio Braco, Tarauacá, Brasileia, Sena Madureira e Cruzeiro do Sul (Foto: Cedida)

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter