Integração social

Governo promove políticas de integração social na Cidade do Povo

Moradores da quadra 10 da Cidade do Povo participaram de um dia de lazer realizado pela empresa Chromos, na quinta-feira, 3, que finalizou o ciclo de ações com a comunidade. O projeto faz parte de uma série de programas sociais desenvolvidos pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Habitação de Interesse Social (Sehab), com apoio da Caixa Econômica Federal (CEF).

O evento é uma continuidade do projeto de pós-ocupação que oferece cursos, capacitações e interatividade e atividades de esporte e lazer com as famílias da localidade. Além da política de habitação, o Estado promove a assistência social aos moradores com projetos de integração para que as famílias possam usufruir de um ambiente agradável de convivência.

Encerramento das atividades da empresa Chromos (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

“No momento que as famílias passaram a residir neste conjunto habitacional, nós da Sehab fizemos um diagnóstico socioeconômico, e a partir daí foi programado um cronograma de cursos que se adequavam à realidade da comunidade. Por meio de edital, a empresa Chromos foi contratada pelo Estado para realizar as atividades”, ressaltou a gestora da Sehab, Janaína Guedes.

Ainda de acordo com a gestora, a proposta é criar espaços de convivência para que as famílias possam interagir com maior proximidade. “Essa é uma política de implantação da Cidade do Povo e queremos proporcionar a interação, gerar oportunidade de as pessoas se conhecerem, formar um sentimento de comunidade a partir de uma boa relação com os demais moradores e ainda uma oportunidade de capacitação visando o futuro profissional.”

Moradora há quatro anos na localidade, Geralda Marques da Silva afirma que, com 52 anos de idade, pela primeira vez possui uma residência em alvenaria e agradece ao governo do Estado pela oportunidade. “Nosso governador é uma pessoa excelente. Aqui nós precisamos de escola, hospital, cursos, uma praça para se divertir com nossas crianças, e tudo isso temos aqui. Para mim, não existe coisa melhor, estou muito satisfeita”, destacou.

Atividades recreativas com moradores da Cidade do Povo (Foto:Alexandre Noronha/Secom)

Representando a Chromos, Lorran de Souza pontua as ações desenvolvidas durante o período.

“Aqui foram desenvolvidas ações de educação comunitária, educação patrimonial, cursos profissionalizantes, atividades socioculturais, campanha de orientação sociofamiliar e eventos. Para nós, foi muito gratificante trabalhar com essas pessoas acolhedoras”, disse.

Um dos moradores contemplados com as ações, Valclídio da Costa disse que pretende dar continuidade ao projeto cultural com os moradores. “Estamos muito satisfeitos. Tenho amigos que hoje são pedreiros, carpinteiros, pintores, isso com a capacitação. Uma prova de que a iniciativa deu certo, por isso pretendemos continuar com projetos culturais envolvendo essas famílias”, afirmou.

Leia também: Governo apresenta ações que serão realizadas em intervenção social na Cidade do Povo