Governo promove encontro sobre saúde do idoso

Teve início na tarde de terça-feira, 11, o primeiro Encontro de Avaliação da Política de Saúde do Idoso do Estado do Acre, no auditório da OCA, no Centro de Rio Branco. Participam do evento, representantes do Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas (Dape), Divisão de Saúde do Idoso do Estado, Área Técnica de Saúde do Idoso de Rio Branco e da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).

 O objetivo é avaliar os avanços da política de saúde do idoso nos últimos cinco anos (Foto: Assessoria Sesacre)
Objetivo é avaliar os avanços da política de saúde do idoso nos últimos cinco anos (Foto: Assessoria Sesacre)

O primeiro dia do encontro teve como foco apresentar aos participantes o panorama atual da política de saúde do idoso.  Na quarta-feira, 12, haverá a apresentação da regulação da saúde no Acre, das estratégias de saúde da família e assistência farmacêutica, além da formação de grupos de discussão para avaliar os pontos positivos e negativos da Rede de Atenção ao Idoso.

Para a responsável pela divisão de saúde do idoso da Sesacre, Rossy Ramos, o objetivo principal do evento é avaliar os avanços da política de saúde do idoso nos últimos cinco anos. “Serão formados três grupos nas áreas de saúde, assistência social e direitos humanos, para avaliar os pontos fracos e fortes da Rede de Atenção ao Idoso no Acre.”

Segundo o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, Ismael Neto, é importante avaliar o que está sendo feito pela pessoa idosa no estado. “O Acre tem atualmente cerca de 50 mil idosos, dos quais, 25 mil estão de Rio Branco. É necessário investir em políticas públicas para essa parcela significativa da população”, comentou.