Governo promove Dia Funtac Portas Abertas

Estudantes participaram de oficina no LPN (Foto: Alexandre Noronha/Secom)
Estudantes participaram de oficina no LPN (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

Nesta quarta-feira, 14, os servidores da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac) receberam estudantes do ensino médio e acadêmicos para apresentar a eles a estrutura da instituição. O Dia Funtac Portas Abertas faz alusão à Semana de Ciência e Tecnologia, com o objetivo de aproximar a comunidade com as experiências tecnológicas.

Inácio frisou a importância de ações como essas (Foto: Alexandre Noronha/Secom)
Inácio frisou a importância de ações como essas (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

Nesse sentido, o público participou de visitas técnicas e atividades práticas nos laboratórios. No Laboratório de Produtos Naturais (LPN), por exemplo, os acadêmicos do quarto período de Biomedicina da Faculdade Meta (Fameta) participaram da oficina de controle de qualidade de óleos vegetais.

Na oportunidade, foi realizado o teste de qualidade do óleo de castanha. De acordo com a coordenadora do laboratório, Géssica Sampaio, disponibilizar o laudo técnico de atestado de qualidade de produtos é um dos serviços disponibilizados às empresas – caso do Grupo Miragina – e, principalmente, às comunidades extrativistas.

O LPN trabalha no momento com pesquisas, publicações e análises de 15 espécies vegetais.

Além de capacitações e oficinas sobre a extração de óleos, com foco nas famílias que trabalham com o extrativismo, todas as etapas das cadeias produtivas são assistidas pelo laboratório, desde a coleta e a rastreabilidade de espécies em campo junto às comunidades.

Diversas atividades foram realizadas simultaneamente (Foto: Alexandre Noronha/Secom)
Diversas atividades foram realizadas simultaneamente (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

“Atividades externas como esta só acrescentam à nossa formação, porque, ao termos este contato mais próximo com o processo laboratorial, vamos complementando todas as noções acadêmicas na prática e ampliando nossos conhecimentos”, declarou o acadêmico Inácio Chiquito.

Para a coordenadora do Departamento de Desenvolvimento Institucional da Funtac, Elisregina Eluan, apresentar o dia a dia, bem como o desenvolvimento de pesquisas e experimentos realizados pela instituição, foi uma oportunidade de tornar mais conhecidos os serviços que a Funtac disponibiliza.

Diversas ações paralelas também foram realizadas ao longo do dia nos laboratórios de solos e asfalto, de cerâmica e concreto, de sementes e do viveiro.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter