Brincadeiras, risadas e muita diversão marcaram o Dia das Crianças do Centro Especializado em Reabilitação (CER III), em Rio Branco, em uma ação promovida pelo governo do Acre, nesta quarta-feira, 16, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre). Cerca de 400 crianças participaram de um evento especial, recheado de atividades, como banho de piscina, pula-pula, entrega de guloseimas e lanche. A iniciativa representou um momento de inclusão e celebração.
O evento, que também contou com o apoio de parlamentares e do Ministério Público do Acre (MP/AC), foi uma oportunidade para essas crianças, muitas com diagnósticos que exigem acompanhamento especializado, terem um dia de alegria e diversão. Para os pais e familiares foi um respiro na rotina de tratamentos e terapias, como compartilhou Elaine dos Santos, mãe de João Felipe, de 6 anos, que tem transtorno do espectro autista (TEA).
“A qualidade de vida do meu filho mudou muito. Ele não conseguia falar direito e hoje já consegue dizer palavras. Graças a Deus, ele está se tornando independente e sociável. Ser autista é uma graduação a mais no amor que a gente sente por eles. Esse tipo de evento é muito importante porque mostra que, apesar das diferenças, eles podem ser felizes como qualquer outra criança”, declarou.
Ocileide da Silva, mãe de Samuel, de 13 anos, que tem paralisia cerebral, também comemorou a iniciativa. “Esses momentos são essenciais. A gente vive na correria dos tratamentos, então, um dia assim quebra a rotina e traz alegria. O tratamento é crucial para o Samuel. Ele faz fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e acompanhamento neuropediátrico. O CER já virou parte da nossa família”, disse.
O secretário de Saúde, Pedro Pascoal, destacou o empenho da equipe do CER III em proporcionar o melhor para os pacientes. “Esse evento foi preparado com muito carinho para essas crianças, que são verdadeiros presentes de Deus em nossas vidas. Elas nos ensinam algo novo a cada dia, e tudo foi feito para trazer ainda mais alegria para elas”, afirmou.
A gerente do CER III, Cinthia Brasil, ressaltou a importância de ações como essa para o desenvolvimento social das crianças. “Hoje não estamos apenas oferecendo uma festa. Muitas crianças que estão aqui, brincando no pula-pula e interagindo socialmente, só conseguem fazer isso por causa do trabalho que realizamos diariamente na reabilitação. Este evento é uma extensão desse cuidado”, destacou.
O deputado estadual Pablo Bregense também marcou presença, reforçando a importância da inclusão social. “Estamos à frente da causa autista desde o início do nosso mandato, e é uma honra participar de eventos como este. A sociedade precisa aprender a lidar e incluir as crianças neurodivergentes, garantindo espaços acessíveis e tratamentos adequados”, ressaltou.